Autorização para menor viajar sozinho, acompanhado

A autorização para menores de idade viajar sozinhos ou acompanhados devem ocorrer apenas se as crianças forem menores de 12 anos de idade. Por isso logo abaixo iremos falar sobre algumas situações importantes para o caso da autorização e iremos dar alguns exemplos de modelos de autorização.

Caso a criança faça uma viagem sozinha e desacompanhada, o que deve ser feito?

É importante citar que o pai ou a mãe precisa comparecer a um posto de atendimento de Comissariado da infância e da juventude contando com certidões de nascimento da criança original e cópia autenticada, e um documento de identificação que poderá comprovar o parentesco para requerer a sua autorização judicial. No caso de um responsável legal é importante apresentar uma certidão ou mesmo um termo de compromisso dos guardiões ou tutores.

Autorização para menor viajar sozinho, acompanhado

Não é preciso uma autorização especifica, quando a criança menor de doze anos viajar desacompanhada para uma comarca vizinha da que a criança reside, desde que ambas possam ser do mesmo estado ou para uma comarca de mesma região metropolitana de sua residência.

Caso a criança viagem acompanhada de um dos pais, de responsáveis legais ou irmão maior de 18 anos.

Nestas situações não é necessário que seja feita uma autorização, basta apenas que os pais ou o responsável legal possa estar portando as certidões de nascimento originais ou cópias autenticadas ou ainda uma carteira de identidade da criança e um documento que comprove o seu parentesco. Para comprovar que é o responsável legal da criança, é importante se portar uma certidão ou termo de compromisso de guardião ou de tutor.

Caso a criança faça uma viagem acompanhada dos tios diretos ou avós.

Nesta situação não é necessária uma autorização de viagem, basta apenas que o responsável pela criança tenha em mãos a sua certidão de nascimento, o único documento ao qual os tios e avós possam comprovar o parentesco direto e um documento de identificação específico.

Veja logo abaixo alguns modelos de autorização para viajar com crianças menores de idade, este que é um documento que pode ser autenticado em cartório para ter seu valor legal.

Baixe Aquio Modelo de Autorização

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: