Aviso prévio

Todas as regras de pagamento e cumprimento de aviso prévio mudam para quem está pedindo demissão e é mandado embora. Logo abaixo conheça algumas situações que acontecem com cada caso.

Independente de você sair da empresa porque pediu demissão ou ainda porque foi mandado embora, você precisa conversar com o seu chefe sobre a situação de aviso prévio. Dependendo do tipo de demissão, existem algumas possibilidades que podem ser seguidas, o aviso prévio trabalhado, a indenização com ou sem aviso prévio, etc. De forma geral, o que muda entre elas são os pagamentos que você tem direito e todas as necessidades de trabalhar ou não durante os 30 dias seguintes a sua dispensa.

Aviso prévio

É importante que você conheça os seus direitos, já que isto é mais uma forma de garantir que você vai receber a rescisão que merece. Por este motivo entenda como é que funciona o aviso prévio.

Caso a empresa demita sem justa causa.

Para começar, a empresa exige que você possa trabalhar, no caso do aviso prévio trabalhado.

Caso a empresa tenha lhe mandado embora e não existiu a situação de justa causa, ela poderá exigir que você trabalhe por mais 30 dias. Nesta situação você escolhe entre trabalhar duas horas a menos por dia ou ainda deixar de trabalhar sete dias ao final do prazo.

Por lei a empresa deverá liberar a sua rescisão no primeiro dia útil depois do final do contrato de trabalho, o que é o último dia de aviso.

O aviso prévio indenizado.

Nesta situação, no caso de uma demissão sem justa causa, você terá direito a receber uma indenização da empresa, quando ela não quer que você venha a cumprir os 30 dias de aviso prévio. A partir disto você irá receber um salário deste período, mesmo sem trabalhar, mas o pagamento da rescisão deverá ser feito em até 10 dias corridos depois de sua data de demissão.

Quem é mandado embora da empresa sem justa causa tem outros valores para receber, e caberá a cada uma das empresas deixar clara a situação para cada um dos profissionais conforme o seu caso e sua função.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

Modelo 5

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: