Caixas e cubos – Formas, recortar

Sabe-se que toda e qualquer formação de uma pessoa baseia-se na infância e no que aprendeu ainda pequeno. Tudo está ligado na coordenação motora que desenvolvemos quando somos crianças.

Esta é a capacidade que nós seres humanos temos de usar de forma mais eficiente nossos músculos esqueléticos, que acaba trazendo benefícios aos adultos como dominar o corpo com noções espaciais, controlando movimentos, nos ajudando a ter noção de agilidade, velocidade, energia e etc.

Caixas e cubos - Formas, recortar

Onde fazer?

Dentre estes exercícios de coordenação, estão os chamados exercícios de corte e montagem de formas geométricas que podem ser desenvolvidos nas escolas e mesmo em casa. Brincar com seus filhos usando estes exercícios, só irá trazer benefícios ao futuro deles. Usar cartolina ou papelão para recortar estas formas, ensiná-los a dobrar, fazer a montagem das peças e colagem, são aprendizados para a vida toda.

A importância.

Com o advindo da Internet, hoje se torna muito fácil encontrar moldes para executar estes trabalhos infantis, proporcionando assim uma interação maior entre pais e filhos e professores e alunos. Mostrar como se faz é importante. Nunca faça para seu filho(a). Faça os seus modelos, monte suas caixas e cubos e deixe que eles executem os seus. Você só vai supervisionar e cuidar para que ele não se machuque.

O que utilizar?

Procure buscar novos desafios, estimular o desenvolvimento. Estes moldes de caixas, cubos e etc são bastante simples de serem feitos, podendo usar materiais comuns que você tem em casa como pedaços de caixas de papelão de eletrodomésticos, sapatos e outros que você tenha em casa. O importante é deixar pedaços retos, sem dobras para que a criança faça o desenho em cima, baseado num modelo que você irá propor, ele recorte e monte sua própria forma.

É importante também que a criança faça seus próprios “projetos” para ela ver e reconhecer o próprio erro e como consertar. Com sua ajuda esta brincadeira pode se tornar bastante instrutiva. Procure também estimular esta brincadeira com os coleguinhas vizinhos e na escola. Esta brincadeira das formas em caixas, cubos, cones e etc estimulam de maneira muito eficiente o melhoramento da coordenação motora.

 

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: