Carta de recomendação, indicação

São muitas as formas de entrar e se tornar aluno de uma instituição de ensino, sendo que geralmente as mais requisitadas e que possuem um maior prestigio no mercado são as mais burocráticas para realizar diversos processos existentes, seja para uma vaga de estudante ou de trabalho.

Muitas instituições de ensino que são renomadas em todo o país, contam com diversas unidades em todo o Brasil, e para que os profissionais possam trabalhar, muitas vezes são solicitados cursos ou mesmo carta de recomendação e indicação para a sua área de atuação.

Carta de recomendação

O que é e como funciona uma carta de recomendação?

As cartas de recomendação nada mais são do que um tipo de documento ao qual os antigos empregadores atestam as qualidades profissionais e pessoais dos ex funcionários e o recomenda para quem tiver interesse.

Esta carta poderá ser feita pelo departamento pessoal, diretor, gerente ou mesmo chefe imediato.

O que realmente importa é que a pessoa venha a escrever a carta de recomendação, e posteriormente confirme o que está escrito, já que na maioria das vezes estas informações são checadas.

Qual o conteúdo que deverá estar destacado na carta de recomendação?

Com relação aos conteúdos a carta de recomendação deverá ser criada através do período trabalhado, função, atividades que são realizadas, desempenho na realização de tarefas, qualidades profissionais, pontos fortes e o potencial de ex funcionários por exemplo.

Ao final da carta, devemos contar com os dados de quem escreveu, entre eles o nome, o cargo, telefone e assinatura.

Quando devemos entregar as cartas de recomendação?

As cartas de recomendação deverão ser entregues apenas quando forem solicitadas.

Esta é a mais solicitada no caso de algumas profissões que estiverem livres, onde não é preciso ter um diploma oficial, basta apenas que o candidato se intitule conhecedor de alguns assuntos para exercer a profissão determinada. Nesta situação temos uma recomendação que é bastante importante, são os casos de cuidadores, babás, seguranças, empregados domésticos em geral, entre outras situações.

Confira logo abaixo alguns modelos de cartas de recomendação e faça a sua conforme a sua necessidade. Se for necessário solicite ao seu superior imediato esta recomendação.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

Modelo 5

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


12 Comentários

  1. Eu sou formando em administração de empresa, porem nunca consegui exerce de fato a função, apenas trabalhando para mim mesmo como autonomo.
    E tem muitas empresa tem vaga auxiliar ou assistente administrador, exigir certos conhecimentos que eu possuo, porem não tenho como comprova sem demostra na pratica.

    Será eu posso pedir para amigos ocupa cargos contabilista ou amigo que possue loja, a escreverem uma carta de recomendação para mim. Será empresa aceitaria tal carta de referencia como comprovante experiencia ou não?

  2. Mauricio says:

    Jovem, Cristiano Marcio, boa noite!

    Eu vejo um futuro brilhante em você, mas, de imediato, recomendo a leitura de alguns livros para que você possa evoluir na sua escrita.

    Abraços,

    Mauricio

  3. Aff… O rapaz já falou que é formado e só tem dúvida se é pertinente ou não levar uma carta de recomendação de amigos e o outro já manda ele ler livros como sem nem o conhecer. Dando entender que ele não arruma emprego por falta de inteligência. Quanta arrogância, custa responder o que ele pediu? Todo mundo sabe que a área de Adm junto com muitas outras está saturada e é difícil conseguir um emprego para quem está começando a carreira.

    Olha, Cristiano, eu trabalho como gerente e eu acho que é sim um diferencial para te ajudar a conseguir um cargo mais bacana. Mostra seu interesse em apresentar seu valor e mostra também que existem pessoas que podem reconhecê-lo por isso. Mas desde que seja honesto na hora de apresentá-la, por exemplo, diga a verdade, que são pessoas que te conhecem e que atuam na sua área. A carta vai funcionar como um plus no currículo. Eu só não acho justo por exemplo pedir para um amigo mentir que vc trabalhou em tal lugar e que fazia tal coisa porque isso é muito facilmente desmentido e pode te deixar em uma situação constrangedora depois.

    Espero ter ajudado e ignore este Mauricio

  4. Selma Caires says:

    também concordo com o comentário do Matheus Cerri , antes tudo temos que mostra apenas o somos capazes de fazer, e mauricio deixo bem claro que não te ajudou. vai dar tudo certo viu.um abraço.

  5. Marina Crozetta says:

    O Maurício está certíssimo. Sou empregadora e jamais contrataria alguém que escreve tudo errado. Primeiro passo no caso do Cristiano, é aprender a escrever.

    • Matheus says:

      Talvez seu ramo de atividade não resuma a totalidade da realidade do nosso país. E talvez o fato do colega ter errado algumas palavras não signifique que ele seja uma pessoa tão incapaz quanto imagina.

  6. RENATA says:

    A questão sobre a recomendação de leitura, foi porque o jovem Cristiano Marcio não está usando a grafia correta das palavras! Principalmente os verbos no infinitivo: COMPROVA (CORRETO=COMPROVAR)
    DEMONSTRA (CORRETO =DEMONSTRAR)
    Erros que não ‘fatais’ quando uma empresa analisa a escrita. Aliás, o que tem de gente perdendo oportunidades de trabalho por causa disso, é assustado! Portanto pessoal, vamos LERRRRRRRRRRRR!!!

    • Matheus says:

      Vocês falam como se todo mundo que é formado em Administração tivesse dois caminhos: Virar dono da Google ou morar em baixo da ponte. É lamentável julgarem uma pessoa, que se mostrou esforçada por sinal, apenas pelo português. Eu concordo que escrever corretamente é algo básico e a carência nessa parte fecha muitas portas. Nós nem sabemos a qual região o colega pertence, e sabemos que dependendo de qual for, talvez o português dele esteja muito acima da média. Sendo uma pessoa esforçada e interessado em ser um empreendedor ele pode começar por algum lugar, como micro empreendedor e atuar de maneira honesta e pagando os seus ridículos impostos sendo útil a sociedade e se sustentando. É muita ignorância mandar os outros “LERRRRRRRRRRRRR!!” como se isso fosse de fato relevante pra vida profissional de alguém.

  7. RENATA says:

    Ops: Assustadorrrrrr

  8. Andrea says:

    Quando se faz uma crítica construtiva, as pessoas quase nunca conseguem ver com bons olhos, preferem colocar uma mascara e fingir que está tudo bem. com escrita e fala inadequada não conseguimos melhorar no mundo corporativo. Concordo com o Mauricio e a Renata.
    Vamos ler e estudar

Deixe um Comentário: