Como fazer um abaixo-assinado?

Sem dúvida alguma uma das práticas mais antigas que existe e que pode ser utilizada por diversos motivos é o abaixo-assinado. Ele é bastante utilizado, pois pode servir como uma forma de protestar ou de manifestar apoio a alguma pessoa ou a certa causa.

Esta solicitação pode ser realizada por inúmeras pessoas como um documento, mas para que tenha validade em vários casos se faz importante constar a assinatura de quem é favor da mesma bem como o seu número de RG.

Nesse tipo de documento o gênero textual predominante é o argumentativo e suas principais características, além da argumentação, são a reivindicação sobre algo que está incomodando a sociedade e a persuasão.

O que é um abaixo-assinado

Um abaixo-assinado trata-se de um documento que trata de assuntos cujo interesse é da coletividade. Ele permite que algumas pessoas se reúnam num grupo e façam a solicitação que desejam podendo ser endereçada a alguém do órgão público, reitor, sindico entre tantos outros.

Por isso, essa situação exige que seja utilizado um tratamento específico, principalmente quando se trata do padrão formal da linguagem. Sendo assim, essa estrutura deve obedecer alguns parâmetros como vocativo, corpo do texto data, local e assinatura de quem está solicitando.

Qual a finalidade do abaixo-assinado

Um abaixo-assinado tem por objetivo solicitar que algo seja feito que é de interesse da coletividade. Ele sempre deve demonstrar respeito a quem está sendo encaminhada a solicitação e descrever o porquê desse movimento.

É importante que seja utilizado o termo “Confiantes que nosso pleito será deferido, duas vias do presente estão sendo encaminhadas”. Depois os dados, a localidade, dia, mês e ano devem ser colocados assim como também deve conter a assinatura e número de documento pessoal de todos os que assinarem.

Quem pode usa-lo

O abaixo-assinado trata-se de um documento que busca solicitar que algum benefício seja feito em prol da sociedade. Ele é utilizado por um grupo de pessoas e encaminhado a quem possa atender ao apelo popular. A linguagem utilizada é formal, concisa e objetiva. Sendo assim, no link a seguir estamos disponibilizando um modelo desse tipo de documento.

Modelo de abaixo-assinado

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: