Como fazer um aviso de férias

Todo empregado tem direito a usufruir de um período de férias, afinal, ele se dedicou por um ano inteiro desempenhando suas funções para a empresa e merece alguns dias de descanso. De acordo com a CLT o empregador deve comunicar ao funcionário por escrito sobre suas férias ao menos trintas dias de antecedência da data inicial de gozo. Essa comunicação pode ser feita pelo aviso de férias.

Essa antecedência tem o intuito de proporcionar ao trabalhador um tempo para que o mesmo consiga fazer um planejamento pessoal e financeiro para que possa usufruir melhor desse período de descanso.

O que é esse aviso de férias

Quando o período de férias é concedido ao empregado ela deve ser comunicada por escrito com pelo menos trinta dias de antecedência. Esse aviso precisa ser apresentado em duas vias e deve mencionar o período aquisitivo (intervalo de tempo correspondente ao ultimo ano de trabalho) ao qual se referem bem como os dias que o mesmo pode goza-las dando ciência de tal fato.

Nesse aviso deve conter o nome da empresa e informar o número que a mesma está inscrita no CNPJ além do endereço de sua sede. É importante que contenha o nome do empregado, número do CPF e do CTPS para que não haja dúvidas de quem se trata. Normalmente, é solicitado que o funcionário apresente a carteira de trabalho no departamento de recursos humanos para as devidas anotações sejam efetuadas.

Qual a sua finalidade

O aviso de férias é um tipo de documento emitido pela empresa que o empregado trabalha e que visa comunica-lo antecipadamente sobre o período que o mesmo poderá descansar. De acordo com a CLT o empregador deve emiti-lo pelo menos 30 dias antes do início da data prevista para as férias para que o empregado possa se planejar para a mesma.

Quem pode usar esse aviso

O aviso de férias comumente é utilizado pelo empregador a fim de comunicar seu funcionário sobre quando que o mesmo poderá descansar e gozar das férias. Sendo assim, nos links a seguir estão disponíveis alguns modelos desse tipo de aviso.

Modelo de Aviso de Férias

Modelo de Aviso de Férias 1

Modelo de Aviso de Férias 2

Modelo de Aviso de Férias 3

Modelo de Aviso de Férias 4

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: