Como preencher um recibo

Tanto uma empresa quanto alguém que aluga algum bem necessita fazer o preenchimento de recibo. Esse é um documento muito importante, pois tem a função de fazer a comprovação de que certo pagamento foi efetuado e recebido. Com isso, os direitos e deveres de venda ou compra do emitente são garantidos bem como os de quem recebeu.

O recibo vai servir como uma prova documental do pagamento ou recebimento. É importante que existam duas cópias do mesmo recibo para que uma seja entregue ao pagante e a outra fique com quem recebeu. Além do mais, é fundamental que conste nele o valor e a data que houve o pagamento.

O que é um recibo

O recibo é uma declaração feita por escrito, um documento, que comprova que foi realizada uma transação financeira. Nele, uma pessoa que tanto pode ser física quanto jurídica declara que recebeu certa quantia de determinada pessoa que deve estar especificado no mesmo.

É possível encontrar blocos prontos nas papelarias, mas nada impede de uma empresa ter o seu com o timbre da mesma. É importante que sejam emitidas duas cópias para que cada uma das partes envolvidas tenha a sua.

No alto da folha deve estar escrito o nome Recibo e logo a sua direita deve conter o valor da transação feito em algarismos. Ao fim do texto, existe um espaço para a assinatura de quem fornece o recibo afirmando que certa quantia foi recebida.

Nos casos que o recibo é emitido por uma pessoa jurídica pode ter a necessidade de especificar a retenção do IR sob o valor bruto. Em alguns casos pode ser necessário testemunhas, mas o mais comum é que não seja necessário.

Qual a finalidade do recibo

O recibo tem o objetivo de comprovar que houve o pagamento de certa quantia a outra pessoa. Este é um documento que pode evitar problemas no futuro, pois o mesmo é um documento formal que serve como comprovante e sempre deve ser exigido por quem está pagando uma dívida, parcela entre outros.

Quem pode usa-lo

O recibo pode ser usado tanto por uma pessoa jurídica quanto física. Sendo assim, está disponibilizado um modelo do mesmo no link a seguir.

Modelo de recibo

Recomendamos a compra

 

 

 

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: