Compra indevida e cobrança de taxas no cartão

Para diversos consumidores, as utilizações de cartões de crédito contam com muitas vantagens, como por exemplo a agilidade, comodidade, por não precisar andar com o dinheiro na carteira, etc.

Para outras pessoas, o cartão de crédito é um grande problema, as pessoas, por não saberem controlar os seus gastos ou não conhecer os direitos deste tipo de modalidade de pagamento, acabam passando por problemas sérios. Por isso logo abaixo iremos dar algumas dicas sobre as dúvidas mais comuns quando o assunto é os cartões de crédito.

Compra indevida

Como deve ser feito o contrato de cartões de crédito?

O contrato realizado entre o consumidor e a administradora do cartão é um contrato realizado de adesão. O que significa que as cláusulas de contratos são pré estabelecidas pela empresa, o que não quer dizer que eventuais abusos por parte da empresa não possam ser questionados e negociados.

Todas as informações relacionadas a contratação precisam ser prestadas antes de uma conclusão de negócio, e tudo deve ser feito de forma clara e precisa.

Os estabelecimentos podem impor valores mínimos em compras feitas por cartões de crédito ou débito?

Não, de forma alguma, independente de ser crédito ou débito. Este é um tipo de prática abusiva muito aplicado em diversos estabelecimentos. O estabelecimento, porém, não é obrigado a aceitar o pagamento com cartão, e se aceitar não poderá impor preços diferenciados, salvo em casos onde as compras parceladas podem ter cobranças de juros o que deverá ser informado de forma clara e precisa para os consumidores.

Caso eu receba uma cobrança indevida? O que devemos fazer?

Ao receber este tipo de fatura, o consumidor deverá conferir valores diferenciados com base em comprovantes de vendas que tiver em mãos. Caso não seja reconhecido algum valor, ou verifique esta cobrança indevida de tarifas é importante solicitar esclarecimentos á administradora através da central de atendimento, o que é importante exigir o número de protocolos.

Outra informação importante de citar é que o consumidor deve obrigatoriamente estar portando o documento de identidade no ato da compra, já que o lojista ao adotar por este tipo de procedimento também está zelando por toda a sua segurança.

 

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: