Contrato social de empresa – Abertura, Alteração

Se você já possui seu plano de negócios, já montou a sua sociedade de investidores e está com praticamente tudo pronto para abrir a sua empresa. O próximo passo para isto é aprender como elaborar um contrato social para abrir seu negócio, isto é sem dúvida alguma, uma das etapas mais importantes de todo o processo de abertura. Por isso vamos a algumas dicas logo abaixo que podem fazer toda a diferença.

O que é um contrato social?

Um contrato social é para uma pessoa jurídica o mesmo que uma certidão de nascimento para uma pessoa física. O contrato é um documento onde existem todas as regras e as condições existentes das quais as empresas irão funcionar e onde estão determinados os direitos e obrigações para cada um dos proprietários que fazem parte de uma sociedade diferenciada.

Contrato social de empresa - Abertura, Alteração

Qual o passo a passo para elaborar um Contrato Social?

O contrato social para pessoa jurídica é o mesmo que uma certidão de nascimento para uma pessoa física. Este é um documento onde constam todas as regras e as condições diferenciadas que as empresas devem funcionar e onde estão estabelecidos os direitos e obrigações para cada um dos proprietários que fazem parte desta sociedade.

Qual o passo a passo para elaborar um Contrato Social?

É importante citar que não é aconselhável que os empreendedores elaborem um contrato social sozinhos, sem a consultoria de um especialista no assunto. Em contrapartida saber os passos que devem ser seguidos na construção do documento irá o ajudar a supervisionar o trabalho e evitar possíveis surpresas desagradáveis no futuro.

Comece fazendo a qualificação dos sócios?

Este é um processo padrão para todos os contratos, e é preciso discriminar quem são os sócios da empresa.

Procure especificar todas as atividades e todos os seus serviços que são desenvolvidos corretamente.

No processo deverá constar quais são os produtos e serviços determinados, bem como uma definição de atividades que a empresa deverá desempenhar. Para tudo isto, você poderá começar consultando a Classificação Nacional das atividades econômicas, o que está disponível através do site da Receita federal. Para ter este auxílio, é importante contar com a ajuda de um contador que vai lhe ajudar em todo o passo a passo.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: