Declaração de autorização de representação

Existem diversas situações que uma pessoa é convidada para se fazer presente, mas que não pode por algum motivo sério como questão de saúde, incompatibilidade de agenda entre outros. Quando o evento não é tão importante pode-se pedir desculpas e explicar o motivo ao anfitrião. No entanto, quando se trata de algo de maior relevância e formal, o cidadão pode optar por mandar alguém para representa-lo.

Existem algumas situações que tal representação somente pode ser feita mediante apresentação de uma autorização emitida pelo convidado. Entretanto, existem outras situações que é necessário que o representante apresente uma declaração de autorização de representação. Nesse documento o declarante informa que sabe que aquele cidadão o está representando naquele evento e que o mesmo concorda com isso.

O que é essa declaração

A declaração de autorização de representação se trata de um documento que o declarante é a pessoa que autoriza outra a representa-lo em certa ocasião. Nessa declaração, ele deixa bem claro que está ciente que aquela pessoa está presente naquele ambiente para representa-lo e que o mesmo concorda com isso.

Esse tipo de documento não é tão simples de ser redigido, mas é de fundamental importância ficar atento a certos detalhes. Utilizar um texto claro que não dê margem a ambiguidade é muito importante assim como obedecer as normas ditadas pela língua portuguesa. Se tiver algum tipo de ressalva ela também deve constar nessa declaração.

Qual a sua finalidade

Uma declaração de autorização tem por objetivo dar ciência que o cidadão que autorizou determinada pessoa a representa-lo em certa ocasião está de acordo com isso. Não é incomum que uma pessoa não possa se fazer presente em determinados eventos e para não fazer feio decide enviar alguém para representa-lo. Isso pode ser utilizado até mesmo em ocasiões mais sérias e importantes.

Quem pode utilizar

A declaração de autorização de representação é comumente utilizado pelo cidadão que não pode se fazer presente em determinado local e por isso envia alguém, devidamente autorizado, para representa-lo. Com isso, no link a seguir está disponível um modelo desse tipo de documento.

Declaração de autorização de representação

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: