Declaração de perda ou extravio de documento ao Detran

Seres humanos são falhos e por esse motivo podem perder algumas coisas importantes com muita facilidade. Esquecer que local guardou as chaves de casa, um documento ou os sapatos, por exemplo, são apenas alguns dos esquecimentos mais típicos. No entanto, quando isso acontece com o documento do veículo ou ele é extraviado é necessário informar ao departamento de trânsito o que aconteceu para que uma segunda via seja emitida. Para fazer essa comunicação é preciso utilizar a declaração de perda ou extravio de documento ao Detran.

O documento de um veículo é algo importante, pois confere a legitimidade de sua propriedade a quem o possui. É por isso que é preciso guarda-lo com tanto cuidado já que em diversos momentos ele pode ser requisitado pela autoridade competente. Ao perceber que o documento não está mais em seu poder por ter sido perdido ou extraviado, é preciso que o Detran seja informado de tal fato para que dê início aos tramites para tirar uma 2ª via.

O que é essa declaração

A declaração de perda ou extravio de documento ao Detran se trata de um documento que é emitido informando ao órgão que os documentos do veículo se perderam ou foram extraviados.

Apesar de serem tomados todos os cuidados necessários para guardar bem os documentos do veículo, pode acontecer de serem perdidos ou extraviados. Para evitar qualquer tipo de problema futuro pela ausência dos documentos é que se faz necessário fazer essa declaração e solicitar que seja emitida uma segunda via.

Qual a sua finalidade

Essa declaração serve para informar ao departamento de transito que os documentos de determinado veículo foram perdidos ou extraviados. A partir de então, é preciso dar início ao processo de solicitação de segunda via dos mesmos. Com os documentos em mãos, o proprietário consegue provar que aquele é seu veículo realmente e que ele está em dia com suas obrigações.

Quem pode utilizar

A declaração de perda ou extravio de documento ao Detran pode ser utilizado pelo proprietário do veículo que sentiu falta do documento. Diante disso, está disponibilizado no link a seguir um modelo desse tipo de documento.

Declaração de perda ou extravio de documento ao Detran

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: