Ficha de controle do equipamento de proteção individual

EPI ou equipamento de proteção individual é todo o equipamento usado que protege a integridade física dos trabalhadores contra os agentes que são nocivos a saúde e que também protegem conta acidentes de trabalho. É importante que toda empresa tenha controle desses equipamentos bem como o registro de sua entrega para tornar tudo muito mais prático. E isso é feito por meio da ficha de controle do equipamento de proteção individual.

Através dessa ficha o setor administrativo da empresa garante controle sobre os mesmos já que nela consta qual profissional recebeu os dispositivos de segurança que são essenciais para a jornada de trabalho. Mas essa não é a sua única serventia, afinal, essa ficha também evita fraudes caso algum acidente de trabalho aconteça e protege a empresas de algumas ações trabalhistas.

O que é essa ficha

ficha-de-controle-do-equipamento-de-protecao-individualA ficha de controle do equipamento de proteção individual é um documento que é útil tanto ao setor administrativo de uma empresa quanto ao seu funcionário. Afinal, é nela que vai constar que a companhia fornece os dispositivos de segurança necessários para o seu empregado exercer sua função bem protegido e que, para o funcionário, garante o direito de receber corretamente o equipamento para realizar sua função. Lembrando que o funcionário não tem de pagar nada para ter esse equipamento a sua disposição.

Qual a finalidade dessa ficha

O uso dessa ficha tem por objetivo certificar que a empresa cedeu ao seu funcionário todos os equipamentos que são necessários para que ele desempenhe sua função com segurança. Ela também serve para garantir o direito do trabalhador de estar usando equipamentos de segurança para realizar seu trabalho.

Se for levado para o âmbito jurídico ela pode ser muito importante nas ações judiciais trabalhistas. Afinal, se um trabalhador sofrer algum dano a sua saúde enquanto se encontrava em sua jornada de trabalho a ficha vai confirmar se houve alguma falha na entrega do EPI ou se o profissional não utilizou corretamente o equipamento.

Quem pode usa-lo

As empresas fazem uso constante da ficha de controle do equipamento de proteção individual a fim de garantir o controle do seu setor administrativo e o direito do trabalhador exercer sua função bem protegido.

No link a seguir disponibilizamos um modelo dessa ficha para quem tiver interesse em visualizar.

Ficha de controle do equipamento de proteção individual

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: