Modelo de ação de reparação de danos por acidente de trânsito em rito sumário

Acidentes de transito acontecem todos os dias em diversas partes do Brasil e do mundo. Mesmo que o motorista tome todos os cuidados para evitar que esse tipo de situação aconteça, uma hora ou outra ele vai se acidentar, isso é um fato. Quando acontece e o valor para reparar os danos não é muito alto, mas o causador do acidente se recusar a entrar num acordo, a vitima pode entrar na justiça e mover uma ação de reparação de danos por acidente de transito em rito sumario.

O rito sumario é utilizado quando ele é mais rápido de ser solucionado, pois as provas são concretas e de fácil apresentação. Assim, quando não há um acordo amigável entre as partes, quem se sentir prejudicado pode entrar com essa ação para que a justiça possa avaliar a situação e dar o ganho de causa a quem acreditar estar com a verdade.

O que é essa ação de reparação

A ação de reparação de danos por acidente de transito em rito sumario é uma ação que acontece na justiça cujo autor é uma das partes envolvidas em acidente que se sente prejudicada. Afinal, o culpado pelo acidente não aceita que o mesmo terá de arcar com os custos do reparo e muito menos que o causador do acidente foi ele mesmo.

Quando o valor para a reparação dos danos não é tão alto, o rito utilizado na justiça é o sumario. Ele é bem mais rápido de ser julgado que o ordinário, pois as provas são mais fáceis de serem conseguidas.

Qual a sua finalidade

Uma reparação de danos causado por acidente de transito quer dizer que um acidente aconteceu e que os danos serão pagos por uma das partes envolvidas. O objetivo dessa ação é fazer com que o réu, causador dos danos, seja obrigado pela justiça a efetuar o pagamento dos reparos para que o veículo volte a funcionar normalmente.

Quem pode utiliza-lo

A ação de reparação de danos por acidente de transito em rito sumario pode ser usado por uma das partes envolvidas no acidente que se sente prejudicada. Com isso, um modelo dessa ação está disponível no link a seguir.

Modelo de ação de reparação de danos por acidente de trânsito em rito sumário

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: