Modelo de aviso de aumento da mensalidade escolar

Por lei, as escolas são obrigadas a comprovar o reajuste anualmente, além disto, como elas não podem mudar os preços durante o ano letivo, a lei de número 9870/99, determina que as escolas particulares possam contar com uma comprovação de índices de reajustes de mensalidade, uma planilha de custos, bem como uma análise financeira feita com base nas estruturas de custos, e também dos alunos da escola. Os pais poderão questionar os aumentos abusivos no PROCON ou na justiça baseados em leis de trabalho.

O interessante é que este processo aconteça sempre de maio a julho, para poder ter um controle de todos os valores, e ainda ter tempo para chegar a um preço de anuidade escolar no ano de 2016 nos períodos de matrículas, que normalmente acontecem em agosto do ano anterior.

Modelo de aviso de aumento da mensalidade escolar

Toda a análise financeira precisa levar em conta os custos atuais, bem como a folha de pagamento e os impostos, todos devidamente projetados para o ano seguinte, baseados em acordos previstos aos fornecedores, convenções de forma coletiva de sindicatos, e inflação devidamente previstas no ano de base. A fórmula de cálculo deverá ser feita da seguinte forma:

TOTAL DE DESPESAS + FOLHA DE PAGAMENTO + INVESTIMENTOS NO PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO + REAJUSTES/PROJEÇÕES DOS VALORES BASE.

Bem como o total de alunos pagantes que não devem estar incluídos como bolsistas.

Geralmente as consultorias ou trabalhos internos devem levar em conta as divisões de vários tipos de cobrança e preços, sendo apurados diversos valores relacionados a cada um dos cursos ou níveis que serão diferenciados para cada empresa, conforme a política das mensalidades.

Em um resumo, a análise financeira faz um levantamento de forma média de todas as despesas da empresa, como uma folha de pagamento, bem como impostos, aluguéis, materiais de escritório, de água, luz, telefone, entre outros.

O modelo não deverá cobrar matrícula se ela não compor o valor da anuidade escolar.

E os novos preços de mensalidade devem ser comprovados por uma análise financeira, que podem ser solicitados pelos pais.

As mensalidades de 2016 precisam ser anunciadas até em 45 dias ao final da matrícula, conforme a lei de número 9.870.

Modelo de aviso de aumento da mensalidade escolar

Recomendamos o Curso

Muito bom, vale a pena conferir!

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: