Modelo de aviso prévio

Existem milhões de trabalhadores que exercem suas funções em empresas, escritórios, lojas e demais estabelecimentos comerciais. Quem trabalha assim sabe que pode ser demitido a qualquer momento como quando a empresa encontrar-se numa situação financeira difícil, por exemplo, ou quando ela mesma resolve sair do emprego e procurar novos horizontes. Mas independentemente da situação é preciso que se cumpra o aviso prévio.

Esse é um dever que todo trabalhador deve cumprir quando é afastado do trabalho por livre e espontânea vontade ou quando seus serviços foram dispensados. Assim, o empregador possui alguns dias para poder encontrar uma pessoa para colocar no lugar do funcionário dispensado caso tenha interesse.

O que é o aviso prévio

O aviso prévio trata-se de uma comunicação que é feita pelo empregador ao seu empregado ou vice-versa. Nessa comunicação está sendo avisado que o contrato de trabalho está sendo finalizado em certo tempo.

Sempre que um funcionário é dispensado sem justa causa é obrigatório o cumprimento do aviso prévio. Isso quer dizer que o desejo de rescindir o contrato de trabalho deve ser comunicado antecipadamente com o funcionário, pois dessa forma ambas as partes possuem um tempo para encontrar outro profissional (se esse for o interesse do empregador) ou procurar um novo emprego (caso seja o empregado).

Qual a sua finalidade

O aviso prévio tem por objetivo comunicar ao empregador ou empregado que tal profissional será afastado definitivamente do quadro de funcionários da empresa. Essa é uma obrigação que tem de ser cumprida, pois está prevista em lei e sempre deve acontecer quando o empregado é demitido sem justa causa ou quando o mesmo não deseja mais trabalhar naquele ambiente de trabalho.

Após receber a comunicação de sua despensa sem justa causa ou do empregado informar ao seu chefe o desejo de se afastar definitivamente da empresa, é preciso cumprir 30 dias de trabalho.

Quem pode usar aviso prévio

O aviso prévio é um direito que o trabalhador possui que o permite trabalhar por mais 30 dias após ter sido comunicado ou comunicar que não estará mais desempenhando suas funções naquele ambiente de trabalho. Diante disso, estão disponíveis alguns modelos desse aviso no link a seguir.

Modelo de Aviso Prévio 1

Modelo de Aviso Prévio 2

Modelo de Aviso Prévio 3

Modelo de Aviso Prévio 4

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: