Modelo de carta argumentativa

A carta argumentativa é caracterizada por ser uma correspondência cujo leitor já está definido, é específico. O dever do emissor é conseguir persuadir o leitor, através do seu ponto de vista, determinado assunto. Ela pode ser uma reclamação, uma carta dirigida a um editor de revista, a escritores, deputados, senadores, vereadores ou a qualquer outra pessoa.

O formato dessa carta é diferente da carta pessoal, pois ela deve apresentar a data que está sendo escrita, um vocativo, o corpo do texto, uma expressão cordial de despedida e, por fim, a assinatura de quem a está redigindo.

Quanto a linguagem utilizada nessa carta ela varia de acordo com cada interlocutor. Ela pode apresentar um pouco mais ou um pouco menos marcas de pessoalidade. Para que ela seja mais impessoal as pessoalidades devem ser muito pouco empregadas, assim, ela também se torna mais formal e distante até com o tratamento que o locutor deu ao seu interlocutor. Pode predominar a 1ª ou 3ª pessoa, mas o mais comum é que haja uma mistura entre eles.

O que é essa carta argumentativa

modelo-de-carta-argumentativaA carta argumentativa é um gênero textual cuja característica principal é a argumentação, ou seja, o interlocutor usar de argumentos para fazer uma solicitação ou reclamação sobre determinado assunto.

Essa argumentação se assemelha a que é prescrita na dissertação em que o emissor tem como objetivo principal convencer o seu destinatário de que seu ponto de vista relacionado a certo assunto é o melhor.

Qual a finalidade dessa carta

Nesse tipo de carta o objetivo de quem a escreve, o interlocutor, é convencer o seu leitor, destinatário, qual o seu ponto de vista relacionado a um assunto determinado. Para isso, ele utiliza de argumentos convincentes que, com a ajuda de todo o contexto e enredo se mostra convencedor.

Quem pode usa-lo

Uma carta argumentativa pode ser usada por qualquer pessoa que queira convencer outra que a sua opinião, o seu olhar sobre determinado assunto é o mais apropriado. Por isso, esse gênero textual tem toda uma estrutura que deve ser respeitada. Diante disso, estamos disponibilizando um modelo dessa carta neste link.

Modelo de Carta Argumentativa

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: