Modelo de carta circular

Quem trabalha numa organização pública ou privada sabe que existem algumas informações que devem ser repassadas pelo chefe aos demais funcionários. Essas informações são as mais variadas como, por exemplo, horário de trabalho num dia útil imprensado por um feriado, se vai ter expediente em certa data comemorativa entre outros.

A carta circular é a responsável por fazer a transmissão dessas informações. Ela nada mais é que um escrito que se destinada a funcionários de determinado setor que o chefe do departamento ou da repartição usa para transmitir informações internas. Ela tem esse nome por apresentar a função de divulgar informações para todos os seus destinatários.

O que é essa carta circular

Quando o chefe de uma organização pública ou privada deseja disseminar informações para seus funcionários ele faz uso de uma carta circular. Esse escrito precisa ser feito num papel timbrado com o logotipo do órgão, símbolo do departamento ou brasão; apresentar o título e seu número; a data que a mesma foi redigida, mas não precisa inserir a localidade nem o nome da cidade; apresentar uma ementa que é uma síntese do que é abordado no texto; vocativo ou invocação com o respectivo pronome de tratamento.

O texto que essa carta contém deve ser muito bem explicado e claro para que quem a receba possa identificar claramente o que está sendo informando. Já a despedida deve ser breve e sempre ter a assinatura seguida do cargo de quem a está assinando. Detalhe: a assinatura não precisa de linha e deve ser feita sobre o nome datilografado. Se houver necessidade da administração fazer um controle maior ao fim da página pode ser colocada, em letras menores, as iniciais de que a digitou e redigiu.

Qual a finalidade dessa carta

O objetivo da circular é fazer com que o chefe de determinado departamento ou setor transmita aos seus funcionários normas, avisos, ordens, pedidos que delimitem os comportamentos e homogeneíze as condutas daquele grupo de pessoas.

Quem pode usar a carta circular

A carta circular é um escrito muito utilizada por chefes de departamentos, setores e afins para informar aos funcionários as regras que fazem com que todos sejam iguais perante a administração.

Sendo assim, nos links a seguir está disponibilizado alguns modelos dessa carta.

Modelo de carta circular

Modelo de carta circular 2

Modelo de carta circular 3

Modelo de carta circular 4

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: