Modelo de Carta de Cobrança, exemplos

A carta de cobrança é uma comunicação formal, geralmente enviada de uma empresa ou de uma entidade financeira, para um cliente ou para uma empresa que consta com um débito. Este tipo de carta geralmente é enviado como forma de aviso, para que as pessoas estejam cientes de que realmente devem alguma coisa.

A carta de cobrança é uma comunicação muito importante, inclusive constando em lei em determinadas situações. Por exemplo, quando um cliente deve alguma coisa para uma determinada empresa, ele pode ter o seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Com isso, estes mesmos clientes podem ter dificuldades na hora de conseguir um novo crédito, como comprar a prazo, pedir empréstimos, etc.

Modelo de Carta de Cobrança

Mas, de acordo com o código brasileiro do consumidor, esta empresa somente pode cadastrar os clientes que estão devendo em órgãos como o SPC depois de ter enviado uma carta de cobrança, que é o documento que vai comprovar que a pessoa realmente estava ciente da dívida e que teve a oportunidade de quitar o débito.

Uma carta de cobrança deve ter, de forma muito explícita, algumas informações pertinentes para que a pessoa que esteja sendo cobrada saiba efetivamente a que aquela cobrança se refere. É preciso deixar bem claro, na carta, o valor que este cliente está devendo, juntamente com os produtos e serviços que foram comprados ou adquiridos e que não foram quitados.

Além disso, a carta de cobrança também deve informar um meio de contato, para que o cliente possa sanar todas suas dúvidas e quitar suas dívidas. Esta forma de contato geralmente precisa ser por telefone.

A carta também deve informar um prazo mínimo para que o cliente entre em contato com a empresa antes que o seu nome seja inscrito em órgãos como o SPC. Por último, a carta também deve informar que o cliente poderá desconsiderar a carta caso o débito já tenha sido quitado. Este aviso realmente é muito importante, pois as vezes o prazo de emissão da carta é muito diferente do prazo de recebimento da mesma, e os clientes podem achar que estão sofrendo uma cobrança indevida.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: