Modelo de carta de renúncia de dirigente sindical

O Brasil possui diversos sindicatos de trabalhadores. Os profissionais se reúnem para que seus interesses sejam defendidos tanto no âmbito profissional, social e politico. Mas essas entidades também podem atuar e realizar diversas atividades como cursos, reuniões e palestras, por exemplo.

Mas para que tudo funcione adequadamente é preciso ter um dirigente que os demais trabalhadores elegem para que permaneça nesse cargo por certo período de tempo. No entanto, pode acontecer do mesmo não querer mais exercer essa função. Para que ele se desligue da mesma é preciso apresentar uma carta de renúncia de dirigente sindical.

O que é essa carta

A carta de renúncia de dirigente sindical é um documento pelo qual o seu declarante abre mão do cargo que foi eleito. Normalmente, os sindicatos realizam eleições entre os seus sindicalizados a fim de decidir quem será o dirigente, tesoureiro entre outros cargos importantes.

Quem é eleito deve permanecer no cargo pelo tempo que está previamente determinado. Porém, por qualquer motivo o dirigente sindical pode querer se afastar desse cargo antes do que está previsto. Nesse caso, ele precisa apresentar a sua renúncia por meio de um requerimento formal que é a carta de renúncia.

Qmodelo-de-carta-de-renuncia-de-dirigente-sindicalual a finalidade dessa carta

Um dirigente sindical é parte integrante do quadro funcional de uma entidade. Ele é eleito para ocupar certo cargo por um período de tempo que está previamente estabelecido até que sejam realizadas novas eleições e os sindicalizados escolham outro representante.

Porém, o dirigente pode ter o desejo de se afastar da função a qual ele foi eleito, abdicar de forma irreversível e unilateral ao direito adquirido. Esse tipo de abdicação é conhecido por renúncia. Quando essa decisão é tomada é preciso pratica-lo de modo formal para que os efeitos desejados sejam logo surtidos.

Esse é o objetivo dessa carta: informar a todos que o dirigente sindical não deseja mais ocupar esse cargo e que o mesmo está renunciando. Ou seja, esta é uma declaração que o ocupante do cargo decide abrir mão do mesmo.

Quem pode usa-lo

A carta de renúncia de dirigente sindical é usada pelo ocupante desse cargo. Assim, no link a seguir está disponível um modelo dessa carta.

Modelo de Carta de Renúncia de Dirigente Sindical

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: