Modelo de carta de solicitação de exoneração

O poder público acaba tendo uma série de diferenças quando comparado ao poder privado, especialmente quando estamos falando das relações trabalhistas. Por se tratar de um órgão que funciona a partir do pagamento dos impostos, todos os gastos devem ser comprovados, incluindo os relacionados com os salários das pessoas que prestam qualquer tipo de serviço neste tipo de instituição.

Além disso, para garantir uma determinada isonomia com relação as vagas que são disponibilizadas para os cargos públicos, a grande maioria das ofertas de trabalho podem ser acessadas somente via concurso público, que permite com que todos tenham chances de conseguir.

Uma das principais características das vagas de trabalho que estão diretamente relacionadas ao poder público é o fato de que as pessoas encontram a chamada estabilidade, o que não acaba sendo encontrado na iniciativa privada. Por outro lado, existem uma série de burocracia relacionadas a estas vagas de trabalho, que nem sempre acabam sendo encontradas na iniciativa privada.

Modelo de Carta de Solicitação de ExoneraçãoPor exemplo, na hora que os funcionários públicos decidem abandonas as suas vagas de trabalho, por qualquer motivo, eles precisam pedir o que é chamado de exoneração. Isso não vale apenas para os funcionários que conseguem uma determinada vaga a partir de concurso, mas também aqueles que assumem as vagas através das indicações.

O que é o processo de exoneração?

O processo de exoneração geralmente começa a partir do momento que o funcionário solicita isso para a sua chefia imediata. Para que o pedido possa ser protocolado, os funcionários geralmente precisam preencher a chamada carta de exoneração, ou pedido de exoneração. É um documento no qual o funcionário solicita, de uma maneira formal, o seu desligamento de uma determinada função.

Geralmente cada órgão ou instituição acaba tendo o seu modelo de carta de exoneração, mas existem alguns modelos que podem ser aplicados para praticamente qualquer situação relacionada a pedido de exoneração. Estas cartas geralmente são compostas por nome completo do funcionário, o cargo que ele ocupa, algum número de identificação, caso possua, e também o pedido de exoneração propriamente dito.

Confira um modelo de requerimento de exoneração.

Modelo de Carta de Solicitação de Exoneração

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: