Modelo de certidão de crédito

Não é de hoje que as dívidas existem, mas em alguns casos é preciso mover uma ação judicial para conseguir recebe-la. Como o sistema judiciário se encontra cheio de processos foi preciso encontrar uma saída para desafoga-lo um pouco quanto as ações que são movidas a fim de receber uma dívida atrasada. Por isso, criou-se a certidão de crédito.

Essa certidão serve como prova formal de que o devedor possui quantia necessária para quitar a dívida. Ela é indicada para quando o credor tenta outras formas de conseguir que o devedor lhe restitua o que deve, mas não obtém sucesso. Através desse documento ele consegue dar prosseguimento a execução trabalhista podendo até incluir o nome do devedor no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.

O que é essa certidão

A certidão de crédito é um documento que serve como prova formal que o devedor possui recursos suficientes para quitar sua dívida junto ao credor que moveu a ação judicial. Para o Conselho Nacional de Justiça a extração dessa certidão deve ocorrer quando o credor tenta de todas as formas conseguir chegar a um acordo para que a dívida seja quitada, mas não consegue obter sucesso nessas tentativas.

Sendo assim, essa certidão se torna, praticamente, a última tentativa que ele possui de receber o que é seu de direito. Assim, o processo originário fica impossibilitado de ter a baixa definitiva já que não houve o exaurimento da prestação jurisdicional.

Qual a finalidade dessa certidão

Esta é uma certidão que tem por objetivo fazer com o processo que deu origem a mesma não sofra baixa definitiva já que a prestação jurisdicional ainda não se esgotou completamente. Assim, o credor de uma dívida tem uma chance a mais de conseguir recuperar o que praticamente estava perdido.

Dessa forma, entende-se que essa certidão é um documento formal que garante que o devedor possui recursos suficientes para pagar totalmente a dívida com o seu credor.

Quem pode usa-lo

A certidão de crédito é um documento utilizado no meio jurídico que garante a existência de condições financeiras do devedor para pagar sua dívida. No link a seguir disponibilizamos um modelo desse documento para que todos possam visualiza-lo.

Modelo de certidão de crédito

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: