Modelo de contestação à ação de indenização por danos morais

Quando alguém se torna vitima de danos morais ela possui o direito de entrar com um pedido de indenização por causa desses danos. Para isso, é necessário que a mesma mova uma ação por danos morais. No entanto, o réu tem o direito de se defender, mostrar provas que o mesmo não é culpado por aquilo que está sendo acusado e nesse caso ele tem de fazer uso da contestação a ação de indenização por danos morais.

Essa contestação trata-se de um processo judicial que necessita de um advogado para que ingresse com ação na justiça. A contestação é utilizada para que as afirmações e provas apresentadas pelo autor da ação sejam rebatidas, pois somente dessa forma o réu pode rebate-las e até ser absolvido e não precisar pagar a indenização.

O que é essa contestação

A contestação à ação de indenização por danos morais é uma peça que comporta toda a defesa do réu. É através desse instrumento que o réu pode rebater os argumentos que foram dados pelo autor da ação. É preciso que os argumentos que ele utilize sejam claros e demonstrem a verdade de acordo com seu ponto de vista para que o sucesso da demanda seja impossibilitado.

Na ação de indenização o autor pede que o réu seja condenado e pague ao mesmo uma indenização pelos danos morais que ele acabou causando ao autor. Mas se na contestação o réu conseguir provar que ele não teve culpa o juiz de direito dará ganho de causa a ele e, assim, ele fica isento de pagar a indenização que havia sido requerida.

Qual a sua finalidade

O objetivo da contestação é rebater os argumentos que o autor da ação de indenização forneceu. Assim, o réu tem a possibilidade de se defender e até ficar isento de tal responsabilidade.

Quem pode utiliza-la

A contestação a ação de indenização por danos morais é um documento de uso do próprio réu ou do seu advogado na ação que está sendo movida contra o mesmo. Com isso, está disponível um modelo desse tipo de contestação.

Modelo de contestação à ação de indenização por danos morais

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: