Modelo de contestação à ação de reparação de danos materiais e lucros cessantes

A ação de reparação de danos materiais e lucros cessantes é utilizada quando alguém sofre algum tipo de prejuízo por que outra pessoa teve culpa, ou seja, o cidadão se omitiu, ficou em dúvida ou se omitiu de algo que veio a causar os danos sofridos. Assim, ele deve arcar com o pagamento dos danos materiais sofridos por sua culpa e também dos lucros cessantes. No entanto, o réu tem o direito de se defender e isso é feito por meio da contestação a ação de reparação de danos materiais e lucros cessantes.

A reparação dos lucros cessantes que se refere nessa ação tem a ver com os danos materiais efetivos que foram sofridos por alguém em decorria da omissão, negligencia imperícia ou dolo do réu da ação. Mas para que esse pleito seja caracterizado existe a necessidade de comprovar efetivamente os lucros cessantes, ou seja, somente argumentos não são o suficiente, pois é preciso apresentar provas concretas sobre o caso.

O que é essa contestação

A contestação a ação de reparação de danos materiais e lucros cessantes é uma forma do réu se defender perante a justiça daquilo que lhe está sendo acusado. Nessa contestação ele deve apresentar provas concretas que o mesmo não teve culpa nos danos que foram causados ao autor da ação. Somente argumentos não irão tirar sua culpa.

A ação de reparação pode ser movida quando alguém se sente prejudicado pela indecisão, imperícia, negligencia, omissão ou qualquer outro ato que acarretou no dano material sofrido e nos lucros cessantes.

Qual a sua finalidade

A vítima que se sente prejudicada pela indecisão, negligencia, imperícia de alguém e acabou sofrendo danos materiais pode mover uma ação de reparação de danos com o objetivo do réu arcar com essa despesa. Já a contestação tem a finalidade de fornecer ao réu o direito de se defender e apresentar as provas que o inocentam de tal acusação.

Quem pode utiliza-la

A contestação a ação de reparação de danos materiais e lucros cessantes pode ser usada pelo réu da ação de reparação. Diante disso, um modelo dessa ação está disponível no seguinte link.

Modelo de contestação à ação de reparação de danos materiais e lucros cessantes

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: