Modelo de contrato de Lease Back

Toda a doutrina nacional subdivide os contratos de leasing em quatro espécies distintas, entre elas podemos citar o leasing tradicional ou financeiro, bem como o leasing impróprio, ou o self leasing e o leasing operacional ou o chamado renting.

O que é o Lease back?

Este é uma espécie de contrato de leasing caracterizado quando os fornecedores e o arrendatário são uma mesma pessoa, ou seja, o arrendatário visa se capitalizar vendendo o bem para uma instituição financeira para que esta possa arrendar o mesmo para a empresa, então vendedora, ou ora arrendatária.

Modelo de contrato de Lease Back

Em toda a perspectiva jurídica, os arrendatários apenas percebem vantagens, levando em conta que se previsto em um contrato de compra e venda, ocorra a obrigação dos compradores de arrendar o bem para o vendedor, o arrendatário jamais iria perder a posse de forma direta sobre o bem, o que poderá incluir o recomprar ao final do contrato.

Levando em conta seu aspecto operacional, este é um tipo de contratação mais interessante para as empresas que podem incluir nos objetos de contratos de bens de grande valor, já que o aporte de capital inicial é algo considerável, visando toda a reestruturação de economia da empresa, ou a expansão das suas atividades comerciais, direcionando a partir disto todo o capital aportado para diversas finalidades.

É muito importante para a saúde financeira das empresas arrendatárias que este bem que será arrendado seja uma fonte de renda, ajudando completamente no custeio dos contratos de lease back, do contrário. A partir disto o preço dos contratos poderá vir a se tornar excessivo, frente ao orçamento empresarial, procurando com isto ensejar o crescimento dos riscos de inadimplência, o que por sua vez gera todos os efeitos inerentes a ela, isto inclusive na busca e apreensão do bem pelo arrendante.

Apesar de haver um processo de vedação legal, a maioria das empresas independente de serem instituições financeiras se utilizam de self leasing para finalidades operacionais, vendendo a todos os seus bens para uma sociedade sem sócios em comum, o que não possa integrar o mesmo grupo de economia da vendedora.

Confira logo abaixo modelos de contratos de Lease back.

Modelo de contrato de Lease Back

 

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: