Modelo de contrato de Leasing

Os contratos de leasing, também conhecidos como arrendamentos mercantis, consistem em uma operação onde o arrendador deverá ceder a todo o arrendatário a posse de um bem por um prazo determinado. Após os recursos devidos deste período, a partir disto, os arrendatários poderão renovar os vínculos, e devolver o bem ou ainda o adquirir em definitivo. Em suma, a situação de leasing trata-se de um sistema de aluguel com a opção de compra do bem, o que geralmente ocorre com carros, mas aos poucos começa a acontecer com apartamentos.

De acordo com as instituições especializadas e autorizadas, todas as operações realizadas de crédito são devidamente controladas pelo Banco Central, principalmente na situação da chamada Resolução de número 2.309/96.

Leasing

A partir disto é possível se adquirir um bem, tanto móvel como imóvel, conforme as suas devidas especificações fornecidas através dos arrendatários. Estes por sua vez, poderão pagar um valor que será previamente estabelecido em contrato por um tempo previsto, e ao final de tudo isto, estas prestações poderão contar tanto com um sistema de aluguel, para o caso de devolução ou renovação de produtos, ou ainda como um sistema de financiamento em aquisições definitivas.

Como funciona o processo de leasing financeiro?

O Leasing financeiro conta com sistemas de contraprestações, estas que visam recuperar todo o investimento dos arrendadores, além de obter algum tipo de retorno garantido. Os valores residuais garantidos são bem inferiores aos preços praticados no mercado, isto ao tempo de assinatura dos contratos. Os objetos devem ser determinados e especificados por arrendatários para atender a todos os interesses em bem comum.

O Leasing Operacional

Neste processo, o arrendador deverá manter os deveres de assistência, mantendo a partir disto um bom estoque de bens a serem arrendados ao mesmo tempo. Bem diferente do que ocorre no sistema financeiro, é aqui que os arrendatários poderão devolver todos os bens a qualquer tempo que for necessário.

A mensalidade que será cobrada deverá servir para cobrir gastos de uma aquisição, bem como de uma manutenção, e para finalizar, o VRG deverá ser o mais pareado possível com o preço de mercado daquele bem.

Confira logo em seguida, alguns exemplos de modelo de contrato de leasing para você utilizar.

Modelo de Contrato de Leasing

 

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: