Modelo de declaração de associação sindical

Existem sindicatos que têm milhares de pessoas afiliadas, da mesma forma que existem instituições sindicais com menos. No entanto, o que é comum é que todos têm certas documentações, tais como a declaração de associação sindical. Com esse documento, o sindicato pode atestar que determinada pessoa passa a ser uma afiliada.

Na declaração de associação sindical são mostrados o nome do participante e um documento pessoal, que costuma ser o RG. Uma vez que os sindicatos costumam ter colaboração financeira dos seus integrantes, essa declaração de associação sindical também costuma atestar que esse integrante não a está devendo.

Toda declaração de associação sindical precisa ter a data de quando esse trabalhador afiliou-se. É preciso que o gerente desse sindicato assine e que, abaixo, seja escrito o seu cargo e também o nome da instituição sindical.

O que é a declaração de associação sindical?

A declaração de associação sindical é um comprovante de que uma pessoa integra o sindicato. Além disso, essa declaração de associação sindical pode servir para atestar que o trabalhador já quitou a sua contribuição financeira.

Na realidade, essa declaração de associação sindical não é pedida em muitas situações. Normalmente, ela é requerida por funcionar também como recibo e para os benefícios de lazer que os sindicatos costumam ofertar, como chácaras, etc. Existem sindicatos que possuem colônia de férias e, para aproveitar, os afiliados precisam ofertar a contribuição mensal e alguns requisitam essa declaração de associação para comprovar.

A declaração de associação sindical não precisa passar por cartório e, para pedi-la, é só o trabalhador ir ao seu sindicato e falar com algum funcionário.

Qual é a sua finalidade?

As duas razões para que um afiliado solicite a declaração de associação sindical são comprovar que ele está nesse sindicato e comprovar que quitaram a contribuição mensal.

Quem pode utilizar?

Os afiliados de quaisquer sindicatos, seja de médicos ou então de professores, por exemplo, podem usar a declaração de associação sindical e solicitarem-na quando precisarem. Para que os trabalhadores vejam como é a declaração de associação sindical, segue um modelo no link abaixo.

Modelo de declaração de associação sindical

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: