Modelo de declaração de compliance

O termo Compliance conta com a origem no verbo inglês to comply, o que quer dizer agir conforme uma regra específica, uma instrução interna, ou ainda um comando ou um pedido, ou seja, estar em compliance é estar em conformidade com as leis e com os regulamentos tanto externos como internos.

Em contrapartida, manter a empresa em uma conformidade quer dizer que deve-se atender a todos os normativos de órgãos reguladores, tudo conforme as atividades que são desenvolvidas através de sua empresa, além dos reguladores internos, principalmente os que sejam inerentes do seu total controle interno.
A partir do momento que surge este tipo de atividade de compliance, e principalmente em todas as instituições financeiras, a grande maioria acabou direcionando toda a atividade para que seja desempenhada pela assessoria jurídica, levando em conta toda a expertise dos mesmos em interpretação de instrumentos de forma legal.

Todas as empresas que contam com grandes responsabilidades jurídicas, e ainda normativas nos seus ato, são as que mais necessitam de implementação em departamentos que possam garantir uma conformidade aos seus atos ou ainda ter uma assessoria de forma externa para agir no apoio de sua direção.

Hoje em dia existe uma série de necessidades que passaram a demandar o que a atividade de compliance pudesse ser um cargo que vai bem além das normas e das políticas, onde deve-se incluir os processos, e a partir disto, vem a importância de mapear totalmente os mesmos e a sua gestão buscando por suas melhorias.

Para quem quer investir na carreira de compliance, é possível ter em mente em um primeiro momento que o profissional de controles internos e auditorias internas necessitem de mais participativos e deverão muito mais assumir os papéis de consultores do que xerifes, pois são profissionais que geralmente vendem a segurança, e os compradores não necessitam acreditar nos profissionais e nem mesmo em seus produtos.

Logo em seguida, confira algumas informações sobre um modelo de declaração de Compliance, e utilize sempre que for necessário e que poderá fazer toda a diferença dependendo de sua utilização determinada e ainda específica.

Modelo de declaração de compliance

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: