Modelo de declaração de testemunho

Um testemunho é realizada pelo depoimento de uma pessoa sobre certo fato que a mesma tenha conhecimento. Geralmente, ela detém esse conhecimento por estar presente no momento que aconteceu o fato.  Um bom exemplo disso é quando alguém presencia um acidente de transito e assim fazer uma narrativa de como ele aconteceu. Quando a pessoa que presenciou o fato não pode se fazer presente ela pode fazer uso da declaração de testemunho.

Com esse documento a testemunha pode apresentar seu relato de como as coisas aconteceram através da forma escrita. É importante que o seu testemunho seja dado para a verdade venha à tona e, no caso de haver um réu, ele não ser condenado por algo que não cometeu.

O que é essa declaração

A declaração de testemunho é um documento formal que uma pessoa que viu como determinado fato aconteceu utiliza quando não pode se fazer presente para dar seu testemunho a autoridade competente. Esse documento pode ser digitalizado, mas é importante que contenha a assinatura da testemunha a fim de comprovar que o que ali está contido é realmente o que ele declarou.

Vez ou outra acontecem situações inesperadas independente de onde se esteja. Um acidente, uma tentativa de assalto entre tantas outras coisas podem acontecer a qualquer momento e ter alguém que o presencie. Quando isso acontece é importante que a pessoa que testemunhou tudo ou parte do acontecimento relate seu testemunho as autoridades competentes. Isso pode ser feito tanto pessoalmente ou através da apresentação desse documento.

Qual a sua finalidade

Quando alguém se torna testemunha de algum acontecimento é importante que a mesma relate o viu para as autoridades competentes poderem fazer um julgamento correto. Esse relato pode ser presencialmente, mas se tiver algo que o impeça de se fazer presente para relatar o que viu ele pode utilizar essa declaração. Sendo assim, fica fácil perceber que o objetivo desse documento é dar o testemunho de alguém quando a mesma não pode se fazer presente para tal fim.

Quem pode utilizar

A declaração de testemunho é para ser usado por quem presenciou o ato. Assim, está disponível um modelo desse tipo de documento no link a seguir.

Modelo de declaração de testemunho

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: