Modelo de e-mail formal

Existem diversas formas de se comunicar, mas se tem uma que é eficiente e veloz é o e-mail. Da mesma forma que uma carta exige certa formalidade em algumas situações, esse tipo de comunicação também requer esse cuidado e isso é feito com um e-mail formal. É muito comum utilizar um e-mail com essas características nas comunicações comerciais, por exemplo.

O e-mail também é conhecido como correio eletrônico, pois se trata de uma correspondência que é enviada por esse meio e que utiliza a internet para chegar ao seu destinatário. Seu uso comumente acontece em situações comuns, que não exigem tanta formalidade, por isso que não é dada tanta atenção aos elementos de formatação ou as regras da escrita. Mas quando se trata de um e-mail corporativo é preciso aplicar regras mais concisas para que a mensagem se torne formal.

O que é e-mail formal

O e-mail formal é uma forma de se comunicar com outra pessoa ou corporação de forma eficiente e veloz fazendo uso da conexão com a internet. Normalmente, as mensagens contidas nele são casuais que não dão grande atenção aos elementos de formatação nem as regras de escrita. Mas quando ele é formal é necessário aplicar regras que sejam mais concisas para que a mensagem tenha a formalidade necessária.

Para que ele tenha essa formalidade é preciso iniciar com a localidade e a data que o mesmo está sendo digitado. Em seguida, coloca-se o seu destinatário que pode ser uma empresa, órgão ou instituição, por exemplo.

Sempre é preciso colocar o tema daquela comunicação para que quem vai receber já ter uma noção do que se trata. No corpo do texto é feita as considerações, exposto os motivos que estão fazendo com que seja necessário essa comunicação. Ao fim é feito o agradecimento pela atenção dada e o nome da empresa que está enviado além do nome e cargo ocupado por quem o redigiu.

Qual a sua finalidade

O e-mail formal tem por objetivo comunicar algo ao destinatário em caráter formal. Isso pode acontecer entre órgãos, corporações, empresas ou pessoas que ocupam cargos de relevância, por exemplo.

Quem pode utiliza-lo

O e-mail formal é utilizado por instituições que necessitem se comunicar formalmente por meio desse tipo de comunicação. Assim, no link a seguir está disponível um exemplo desse tipo de e-mail.

Modelo de E-mail Formal

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: