Modelo de entrevista de empregos – Perguntas, RH

Na hora de entrevistar os candidatos a uma vaga de emprego na sua empresa, seja você o dono da companhia ou um dos responsáveis pelo departamento de seleção, existem alguns pontos que precisam ser levantados em relação não apenas ao histórico do candidato, mas principalmente em relação a sua personalidade e seus objetivos.

Existem diversos estilos de roteiros de perguntas que podem ser feitas durante uma entrevista, sendo que muitas empresas acabam desenvolvendo, ao longo do tempo, determinadas metodologias próprias para este tipo de situação. Para as pequenas empresas, que ainda estão começando a se acostumar com as rotinas de RH, vale e pena conferir esta sugestão de roteiro.

Modelo de entrevista de empregos - Perguntas, RH

Antes de passarmos para as perguntas que precisam ser feitas, é fundamental que os responsáveis pela seleção cumpram determinados pontos prévios. O primeiro e mais importante é ler atentamente o currículo do candidato antes de partir para as perguntas da entrevista. Desta forma será possível levantar possíveis dúvidas que possam surgir durante a leitura do documento.

Além disso, é sempre muito importante conseguir deixar o candidato à vontade, lembrando que esta é uma situação estressante para ele. Muitos recrutadores acabam deixando o ambiente tenso e pesado demais, o que pode acabar alterando o comportamento daqueles que estão procurando por uma oportunidade na empresa.

Modelo de Perguntas

Confira algumas dicas de perguntas que podem fazer parte do seu roteiro de entrevista.

Sobre o interesse do candidato

– Como você se interessou por nossa organização?

– Como você ficou sabendo da vaga?

Sobre a experiência profissional

– Estou interessado em saber quais foram seus cargos, seus deveres e responsabilidades, do que você gostava ou não e a experiência que obteve de tais cargos.

– Vamos começar com uma breve descrição de suas experiências profissionais, aquelas que você teve como estágios de meio-período durante a faculdade ou durante o verão e, em seguida, nos concentraremos mais detalhadamente em seus cargos mais recentes.

– Do que você se lembra sobre seu primeiro emprego?

Sobre Auto-avaliação

– Agora vamos tentar resumir nossa conversa.  Pensando sobre o que abordamos hoje, quais seriam seus pontos fortes – qualidades pessoais e profissionais que fazem de você um bom investimento para qualquer empregador?

– Você acabou de me dizer algumas qualidades reais e, agora, eu gostaria de ouvir sobre as áreas que você gostaria de desenvolver futuramente – todos nós temos qualidades que gostaríamos de mudar ou aperfeiçoar.  Quais são algumas das suas?

 

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: