Modelo de exame médico admissional

O Exame Admissional nada mais é do que um exame médico que é feito de forma simples e obrigatória, solicitado através das empresas antes de firmar a contratação dos funcionários junto de carteira assinada. Os exames médicos admissionais estão previstos através do artigo de número 168 da CLT.

O artigo 168 da CLT diz que será obrigatório a realização de exames médicos por conta dos empregadores, em condições que são devidamente estabelecidas neste artigo e em instruções devidamente complementares a serem devidamente expedidas através do ministério do trabalho, tanto na admissão, e na demissão periodicamente.

A importância do exame médico admissional

Modelo de Exame Médico AdmissionalHá uma importância substancial no exame médico admissional, onde é necessário o mesmo para que se comprove todo o bom estado de saúde física e mental do novo funcionário para que possa exercer a função a que ele estará destinado. Este é realizado através de um médico com especialização na área de medicina do trabalho, já que é ele quem se identifica através de doenças de cunho ocupacional.

Os exames devem começar com um tipo de entrevista sobre as doenças ou as licenças dos empregos anteriores, dando uma devida importância para os empregos, bem como possíveis agentes que são nocivos a que este trabalhador esteve devidamente exposto. Os médicos ainda se questionam se o trabalhador sofre algum tipo de doença, ou mesmo mal estar, medindo a sua pressão arterial, bem como batimentos cardíacos, entre muitas outras coisas. Depois do exame, e a entrevista, os médicos devem emitir um Atestado Médico de capacidade funcional.

Esta é uma prática que gera a garantia para os empregadores e para o empregado pois ao longo do tempo de trabalho, se o empregador adquirir alguma doença em decorrência de suas funções, ele pode ser devidamente indenizado por tudo isto. Para os empregadores, os exames admissionais são necessários para atestar se o candidato a vaga de emprego está devidamente apto para exercer funções que serão exigidas a partir dela, dando assim uma maior garantia de que o trabalho será devidamente realizado.

O exame admissional não permite testes de gravidez, de esterilização e nem mesmo de HIV por serem considerados como práticas de cunho discriminatório.

Veja logo abaixo um modelo de exame médico admissional.

Modelo Exame Medico Admissional

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: