Modelo de nota de condolências

O que deve ser feito no caso de ocorrer alguma morte? Caso seja alguém ligado a você, você deverá ligar de forma direta ou indiretamente, e é recomendável se escrever uma carta de condolências, manuscrita, mas nunca deve ser encaminhada por e-mail.

Neste tipo de carta, é fundamental que seja transmitido o total apoio as pessoas que foram ligadas ao falecido, e dizer que seu pensamento está com elas, e outros detalhes que possam confortar a família e os amigos mais próximos da pessoa em questão também é importante.

É importante citar que antigamente a morte era tratada como um assunto do dia a dia, e bastante comum, o que não deixa de ser atualmente também, mas não gerava tanta tristeza assim. Em contrapartida, hoje a morte é um assunto que incomoda bastante, e é desconfortável, por isso deve-se ter bastante cuidado na hora de conversar com seus familiares e seus amigos de uma pessoa que acabou por falecer.

Saiba se portar corretamente no caso de morte

Modelo de nota de condolênciasNo momento de receber esta notícia, é importante ouvir quem lhe diz com toda a atenção e não interrompa ainda para dar seus pêsames. Caso o falecido era próximo, procure dar algumas palavras de conforto, sem exagerar ou forçar, e se coloque á disposição da família, caso você precise de ajuda.

Caso o falecido seja um conhecido ou um colega de trabalho, é muito provável que você não irá receber a notícia por alguém da família do mesmo. É nestes casos que você não deve procurar pela família imediatamente, já que não contava com tanta intimidade com as pessoas em questão. Procure sempre que possível oferecer as suas devidas condolências no funeral, ou simplesmente procure as enviar por meio de uma carta.

Além disto, no funeral, procure nunca chamar a pessoa que morreu de falecido, proucr4e chamar a mesma pelo seu nome. Caso você vá contar histórias engraçadas sobre o mesmo, tenha bom senso, e procure se certificar de que esta seja uma história que não irá lhe constranger se o falecido ouvisse a mesma.

Procure ainda abraçar, ou apertar a mão de cada um dos membros da família, mas seja breve, e não fique soluçando no ombro das pessoas.

Veja um modelo de carta de condolências que podem ser seguidas e utilizadas conforme sua necessidade.

Modelo nota condolencias

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: