Modelo de ofício comercial

O ofício comercial deverá ser caracterizado através de um processo de impessoalidade, bem como a utilização da norma padrão de linguagem, bem como a clareza, a concisão, a formalidade e ainda a uniformidade. No caso de empresas privadas, saiba que o ofício comercial é utilizado exclusivamente na elaboração de cargas, contratos, memorandos, circulares, avisos, relatórios, documentos em geral, entre outras coisas.

Os ofícios por sua vez, são um tipo de correspondência oficial, de forma enviada normalmente para funcionários ou ainda todas as autoridades de forma pública. Os ofícios são o tipo considerado mais comum das correspondências de forma oficial expedidas por órgãos públicos, em objetos de serviços por exemplo.

O seu destinatário em contrapartida, além de ser outro órgão público poderá ser um órgão de forma particular. Os conteúdos de ofícios, são matérias administrativas, mas poderão ainda estar vinculados as matérias de caráter social, resultantes de um relacionamento das autoridades em virtude do seu cargo ou de sua função estabelecida.

Como deve ser a estrutura do ofício comercial?

Com relação ao timbre, o ofício comercial deverá identificar os órgãos estabelecidos, como por exemplo o Tribunal Superior Eleitoral, e se compõe a partir de um brasão específico.

Modelo de Ofício ComercialOs índices por exemplo, são alguns tipos dos ofícios, que poderão ser seguidos nos números de controles gerais do sistema do TSE e das siglas existentes de unidades de trato expedidor.

Os locais e datas precisam constar de forma alinhada a direita e ainda posicionados em uma linha que poderá ficar de forma imediata abaixo dos índices. Neste sentido não se utiliza uma abreviatura, os meses são grafados de forma extensa, e se rejeitam registros como por exemplo BSB, 27.2.99. A forma correta de datação, é o nome da cidade completo, a data e os períodos completos.

O destinatário por sua vez, é um campo que deverá indicar a devida deferência, bem como os receptores de ofícios, onde os documentos são nominalmente enviados, e se compõem de alguns elementos, entre eles as formas de tratamento adequada para o destinatário, o nome de autoridade, cargos ou funções, entre outros dados.

Veja logo abaixo um modelo de documento de ofício comercial que você poderá utilizar:

Modelo de Ofício Comercial

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: