Modelo de pedido de conversão de multa Detran em advertência

No Código de Trânsito Brasileiro há um dispositivo que possibilita que uma infração que o condutor tenha cometido seja punida com uma advertência escrita no lugar de uma multa. No artigo 267 desta lei é que traz a possibilidade de haver uma conversão da multa numa advertência.

Mas para que isso seja possível é necessário atender a alguns requisitos. Um deles é que a infração cometida seja de natureza leve ou média. Para saber dessa informação basta verificar na notificação que a autoridade de trânsito expediu. Outra condição é que o mesmo não seja reincidente no prazo de doze meses, ou seja, que ele não tenha cometido aquela mesma infração no prazo de um ano. Por fim, a autoridade deve entender após análise do prontuário daquele infrator que uma simples advertência poderá ser tomada como forma mais educativa.

No entanto, essa conversão deve ser feita de modo formal pelo infrator. Nesse caso, ele tem de utilizar o pedido de conversão de multa Detran em advertência.

O que é esse pedido

O pedido de conversão de multa Detran em advertência é um documento pelo qual o motorista infrator solicita que a multa que lhe foi aplicada seja convertida numa advertência. Para que esse pedido seja atendido ele tem de verificar alguns pontos importantes que estão previstos no Código de Trânsito de Brasileiro.

Por exemplo, é preciso que a infração que ele cometeu seja de natureza leve ou media. Outro ponto muito importante é que ele não tenha cometido aquela mesma infração no ultimo ano. Se esses requisitos forem atendidos ele pode entrar com esse pedido e ter sucesso.

Qual a sua finalidade

A finalidade desse pedido é que a aplicação de uma multa que tenha sido aplicada ao motorista cuja natureza seja leve ou media seja transformada numa advertência por ser mais educativa. Mas esse pedido somente é atendido se além da natureza ele não tiver cometido aquela infração no ultimo ano.

Quem pode utiliza-lo

O pedido de conversão de multa Detran é um documento que o motorista infrator utiliza quando cometeu uma natureza leve ou media que não havia cometido no ultimo ano. Diante disso, está disponível no link a seguir um modelo desse tipo de documento.

Modelo de pedido de Conversão de multa Detran em advertência

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: