Modelo de pedido de exoneração

Diversos motivos podem fazer com que um profissional queira se desligar de um órgão público. Seja por insatisfação, relacionamento com os colegas ou ter conseguido uma oportunidade mais interessante e vantajosa. Mas também pode acontecer do seu superior fazer esse pedido. Mas em ambos os casos é preciso seguir algumas regras importantes.

Por isso que existe o modelo de pedido de exoneração. Assim, esse profissional terá em mãos um recurso que formaliza todo esse processo de desligamento.

O que é um modelo de pedido de exoneração?

Opedido de exoneração é um documento utilizado por funcionários públicos que desejam abandonar o cargo que ocupa ou que a autoridade superior recomenda esse ato. Esse pedido tem de ser feito de modo formal, por escrito e ser protocolizado junto ao departamento competente.

Por isso, existe o modelo de pedido de exoneração. Para quando for necessário fazer esse documento não começar do zero pois basta utilizar o modelo e colocar as informações necessárias no mesmo e ele ficará pronto.

Para que ele serve?

A exoneração ocorre quando não é de interesse público manter aquele funcionário. Esse ato pode ocorrer após os três anos de estagio probatório que constatou que aquele servidor não é apta para a função.

Mas ele também pode ser exonerado quando toma posse do cargo mas não dá início ao seu exercício no período previamente determinado. É nesse momento que o modelo de pedido de exoneração é utilizado pois ele será a base para redigir esse documento.

Quem pode usá-lo?

O próprio servidor público pode pedir sua exoneração ou isso pode acontecer de oficio, ou seja, quando a autoridade recomenda. Nesse ultimo caso, isso ocorrerá em duas situações:

  • O servido público não atendeu as condições exigidas no estágio probatório;
  • O servidor tomou posse do seu cargo mas não entrou em exercício no prazo estabelecido.

Isso quer dizer que tanto o servidor público quanto o seu superior podem pedir a exoneração. Sendo assim, qualquer um deles pode usar o modelo de pedido de exoneração.

Quem quiser ver um modelo desse documento para ter uma noção ou até mesmo usar basta acessar o modelo no link abaixo.

Modelo de pedido de exoneração

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: