Modelo de procuração para marido e esposa

A procuração nada mais é do que um documento legal que transfere para alguém, os poderes para agir em nome de outra pessoa, logo, com isto, quem concede o direito é o outorgante, e quem recebe é o outorgado.

Quanto a sua forma, existem dois tipos de procuração, as procurações públicas, e as procurações particulares.

Sobre a procuração pública

A procuração pública é lavrada em cartório por um tabelião, ela é feita em livro próprio, onde  será arquivado o processo.

Modelo de procuração para marido e esposa

Sobre a procuração particular

A procuração particular é a primeira lavrada em cartório através de um tabelião, em livro próprio, o qual deverá ser arquivado, a segunda por sua vez deverá ser lavrada por um outorgante ou pessoa autorizada, datilografada ou em próprio punho inclusive.

O outorgado, ou também chamado de procurador, é aquele que representa, e o outorgante de constituinte será aquele que delega todo o processo.

No modelo de procuração, esta precisa ter uma identificação, com a profissão das partes, bem como os poderes devidamente delegados, com uma finalidade e prazos de validade definidos. A partir disto, após o corpo do texto, deverão vir expressos o local, a data e a assinatura dos outorgantes ou constituintes.

Uma procuração deverá ser outorgada isentando ou não o procurador de prestação de conta por todos os seus atos praticados. Podendo ainda ser devidamente outorgada em caráter irrevogável, em outras palavras, a procuração não poderá ser desfeita, e não poderá ser revogada. A revogação dos mandatos é prerrogativa de quem acabou o outorgando e se ele abriu mão do direito de sua revogação irrevogável, a procuração não pode e não deve ser de forma alguma rescindida.

Uma grande procuração para ter os seus poderes de forma parcial, ou ainda totais, que são subestabelecidos a outra pessoa. Com isto, ou seja, os mandatários poderão se fazer substituir na execução de um mandato, transferindo assim para os terceiros os poderes que foram conferidos pelos mandantes.

Fica de fora deste processo, a morte ou interdição de uma das partes, pela mudança de estado que possa inabilitar os mandantes a conferir seus poderes, ou o mandatário para exercer e com um término do prazo ou conclusão dos negócios.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: