Modelo de procuração particular

A procuração particular é um documento que uma pessoa, chamada outorgante, passa a uma pessoa de sua confiança, outorgada, poderes para que ela lhe represente perante instituições e órgãos para que possa praticar em seu nome atos determinados.

Esse documento pode ter algumas delimitações nos atos. No entanto, quando não há essa delimitação o outorgado pode representar o outorgante com plenos poderes. Porém, pode acontecer do outorgante querer que os atos praticados em seu nome sejam apenas os que estiverem especificados na procuração, sendo assim, é chamado de poderes especiais.

Toda procuração possui um tempo que é a sua validade, ou seja, esse documento somente será válido enquanto estiver dentro desse prazo, ao seu término ele não terá mais nenhuma validade. Esse período de tempo quem determina é o próprio outorgante.

O que é essa procuração

Uma procuração é um documento que pode ser usado por uma pessoa física ou jurídica sempre que não puder comparecer a algum local que seja importante a presença do mesmo. Nela, deve constar por quanto tempo ela será válida e também pode conter ou não os atos que o outorgado pode praticar em nome do outorgante.

Qual a finalidade dessa procuração

A procuração particular pode ser usada em situações as quais o interessado não pode se encontrar como, por exemplo, quando ele encontra-se doente e não pode realizar certos atos diretamente. Nesse caso, ele pode indicar uma pessoa para que a mesma haja em seu nome por um certo período de tempo que é a validade desse documento.

Sua realização pode ser por meio de instrumento privado que é quando sua elaboração é feita pelas próprias partes e em seguida é registrada em Cartório ou, ainda, de instrumento público que é quando sua elaboração é feita diretamente no Cartório.

Em boa parte dos casos cotidianos é suficiente fazer a elaboração da procuração por instrumento particular. Todavia, existem algumas situações específicas como a celebração de casamento sem que o cônjuge esteja presente, por exemplo. Mas a representação somente é válida se for apresentada a procuração por instrumento público.

Quem pode usa-lo

A procuração particular pode ser usada tanto por uma pessoa física quanto jurídica. Sendo assim, disponibilizamos um modelo desse documento no link a seguir.

Procuração particular

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: