Modelo de recibo de adiantamento de salário

Todo trabalhador recebe o seu salário ao fim de 30 dias trabalhados. Mas pode acontecer dele necessitar de uma parte do seu pagamento para as mais diversas situações seja por que precisa comprar alimentos, remédios ou até fazer uma consulta médica, por exemplo. Nesse momento, ele pode solicitar uma antecipação do que ele irá receber antes da data que usualmente ele recebe. Para isso, a empresa deve fazer um recibo de adiantamento de salário.

De acordo com o que está previsto na Legislação Trabalhista Brasileira, nenhuma empresa tem a obrigação de realizar esse adiantamento. Afinal, o salário tem por objetivo dar a segurança necessária que o trabalhador e sua família necessitam para suprir suas necessidades.

Dentre todos os princípios de intragabilidade existentes, um dos direitos que o funcionário possui é receber integralmente o seu salário. Sendo assim, não cabe ao empregador realizar descontos no valor mensal.

O que é esse recibo?

modelo-de-recibo-de-adiantamento-de-salarioQuando o funcionário de uma empresa qualquer solicita o adiantamento de seu salário antes da data que normalmente é realizado e a empresa concorda em fazê-lo, é preciso comprovar que aquele valor foi pago. E essa comprovação é feita por meio do recibo de adiantamento de salário.

Qual a finalidade do recibo de adiantamento de salário?

Por qualquer motivo um funcionário pode solicitar que o seu salário seja adiantado. Nos casos que a empresa atende a essa solicitação ela precisa comprovar que aquele pagou ocorreu. Isso é necessário para que tudo seja feito em conformidade com a lei mesmo que ambas as partes tenham dialogado quanto a isso e entrado em um acordo.

Esse é justamente o objetivo desse tipo de recibo: comprovar legalmente que aquele funcionário recebeu determinada quantia como um adiantamento do seu salário, ou seja, o pagamento ou parte do salário ocorreu antes da data que usualmente acontece.

Quem pode usar?

O recibo de adiantamento de salário é fornecido pela empresa que o funcionário desempenha sua função. Afinal, é ela que tem de comprovar que efetivou o pagamento ao seu colaborador e não o contrário.

No link a seguir você consegue visualizar alguns modelos desse recibo.

Modelo de Recibo de Adiantamento de Salário

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: