Modelo de recibo de devolução da carteira de trabalho

Saiba que a carteira de Trabalho e Previdência social é um direito de todo o cidadão brasileiro, e funciona como um tipo de identificação e um histórico de vínculos empregatícios a todo o longo da vida de um trabalhador. A partir da carteira estão anotados todos os detalhes importantes, entre eles as funções desempenhadas, todos os contratos, os salários e promoções recebidas, entre outras situações.

Este tipo de documento poderá funcionar ainda como um tipo de currículo e poderá comprovar a experiência profissional deste trabalhador, o que poderá contar muito quando o assunto é um tipo de mercado competitivo.

Modelo de Recibo de Devolução da Carteira de TrabalhoA carteira de trabalho é fundamental não somente para o trabalhador, mas para quem o contratar. De uma mesma forma que o documento poderá resguardar o empregado e todos os seus direitos, há um funcionamento ainda como um comprovante de que os contratantes devem estar em dia com todas as suas obrigações, entre eles depósitos de fundo de garantia, contribuição de INSS, pagamentos de férias, entre muitos outros benefícios.

O cuidado com a carteira de trabalho, e a manter atualizada é estar seguro de que os direitos do trabalhador estão totalmente garantidos ou ainda pelo menos documentados.

Sobre o recibo de devolução da carteira de trabalho

Temos a carteira de trabalho e previdência social a CTPS do empregado, que deverá obrigatoriamente ser anotada pelas empresas, e ocorre a partir disto a devolução do documento em um prazo de no máximo 48 horas, conforme é estabelecido pelo artigo de número 29 da CLT.

De acordo com os Precedentes normativos de número 98 do TST, toda a retenção dos CTPS pelo empregador por prazo superior a 48 horas irá o obrigar ao pagamento de uma indenização que é correspondente de um dia de salário por dia de atraso.

Além de toda a comprovação de devolução do documento que deverá ser feita por escrito, mediante um recibo próprio devidamente firmado por empregados.

O recibo da devolução da carteira de trabalho é um comprovante que poderá fazer toda a diferença na sua carreira profissional, e até mesmo gerar uma maior credibilidade para a empresa que você trabalhar.

Modelo 1

Modelo 2

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: