Modelo de recibo de pagamento à pessoa física

Existem duas formas de um serviço ser prestado: formalmente ou informalmente. Quando o serviço é prestado formalmente tudo é devidamente registrado desde a realização do trabalho até o seu pagamento. Mas quando ele é realizado informalmente esse registro não existe. Por isso, é importante que se utilize do recibo de pagamento à pessoa física.

Somente com esse comprovante de trabalho é que o prestador de serviço poderá comprovar que realizou determinado serviço e, assim, terá seus direitos garantidos. Se esse recibo for emitido por pessoa física a outra pessoa física basta assinar e afirmar que determinada quantia foi auferida. Quando é pessoa jurídica que emite esse recibo a uma pessoa física pode ser necessário especificar o quanto foi retido para o Imposto de Renda sob o valor bruto.

modelo-de-recibo-de-pagamento-a-pessoa-fisica

O que é o recibo de pagamento à pessoa física?

É natural que algumas pessoas chamem pessoas físicas para realizarem determinado trabalho, de forma informal. Nesse caso, é preciso comprovar que houve o pagamento da quantia acordada o que torna o negócio mais seguro para ambas as partes.

A partir daí, entende-se que o recibo de pagamento à pessoa física é um documento que comprova que o trabalhador recebeu determinada quantia. Dessa forma, tanto o contratante do serviço quanto o próprio executante estarão seguros.

Qual a sua finalidade?

Cada vez mais pessoas desempenham atividades de forma informal. Quando isso acontece ela acaba perdendo alguns dos direitos que são garantidos por lei. Mas quando o recibo de pagamento é utilizado o trabalhador terá como comprovar que recebeu determinada quantia ou até mesmo fazer uma reclamação.

Um bom exemplo de uso do recibo é no caso de alguém disser que o pagamento não foi efetuado. Ao estar de posse desse recibo será possível comprovar que isso não condiz com a realidade. Ou seja, a simples apresentação desse documento comprova que a dívida contestada não existe.

Quem pode usar este documento

O recibo de pagamento à pessoa física pode ser emitido tanto por uma pessoa física (pessoa física, que não é uma empresa) e pessoa jurídica (uma empresa, por exemplo).

Para visualizar um modelo desse tipo de recibo basta clicar no link a seguir.

Modelo de recibo de pagamento à pessoa física

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: