Modelo de reclamação por cobrança excessiva de energia

A eletricidade se faz presente em milhões de residências no país. Com ela, a população consegue ter mais comodidade e conforto, pois, com ela, é possível utilizar geladeiras, assistir programas de televisão, se refrescar no ar-condicionado, usar o computador entre tantas outras possibilidades.

A energia elétrica é fornecida pelas companhias de eletricidade. Mas isso não é fornecido a população sem custo algum. Tudo o que uma residência consome de energia precisa pagar. Caso contrário, seu fornecimento é suspenso.

No entanto, pode acontecer da companhia elétrica fazer uma cobrança excessiva de energia. Quando isso acontece o consumidor precisa fazer uma reclamação declarando esse fato. Somente dessa forma é que a companhia terá noção de que algo de errado aconteceu na cobrança da tarifa e poderá tomar as medidas cabíveis.

O que é uma reclamação por cobrança excessiva de energia?

Em todas as residências do país é preciso pagar uma tarifa para poder usufruir da eletricidade. Isso é feito multiplicando o quanto de quilowatts foi consumido no período de 30 dias com o valor de um quilowatts. É através desse cálculo que se chega ao valor da conta de luz a ser paga pelo morador.

No entanto, pode acontecer desse cálculo ser feito erroneamente e o valor cobrado vir acima do que realmente foi consumido. Nesse caso, o consumidor deve reclamar com a companhia elétrica a fim de que ela faça uma cobrança justa.

Para isso, é preciso fazer uma reclamação por cobrança excessiva de energia formalmente, ou seja, por meio de documento escrito.

Qual a sua finalidade?

Uma reclamação por cobrança excessiva de energia tem por objetivo informar a companhia elétrica que houve um erro no cálculo da tarifa. O consumidor pode fazer essa reclamação quando ele se sentir lesado pela companhia.

Não é comum que as companhias elétricas façam uma cobrança excessiva nos valores das tarifas. No entanto, isso pode acontecer com qualquer um e é muito importante que o consumidor esteja ciente dos seus direitos e que os faça valer.

Quem pode usar este documento

A reclamação por cobrança excessiva de energia é feita pelo consumidor que terá de pagar a tarifa com o gasto mensal. Após ele verificar o valor que está sendo cobrado terá condições de saber se a cobrança é justa ou se está acima da realidade. Se estiver acima ele pode fazer uma reclamação formal.

Nesse link você pode visualizar um modelo desse tipo de reclamação.

Modelo de Reclamação por Cobrança Excessiva de Energia

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: