Modelo de requerimento de averbação de acréscimo de área construída

Todo mundo ao menos uma vez na vida realizou um registro seja ele de nascimento, casamento, compra e venda entre outros. Da mesma forma acontece com os imóveis e terrenos, afinal eles precisam ter seus respectivos registros.

No entanto, é normal que ele seja modificado ao longo do tempo, pois o seu proprietário pode usar o terreno para construir um imóvel no mesmo ou no caso de já existir um imóvel construído, amplia-lo fazendo um quarto, por exemplo. Nesse caso, é preciso modificar o ato do registro e isso é feito por meio do requerimento de averbação de acréscimo de área construída.

O que é esse requerimento

Modelo de Requerimento de Averbação de Acréscimo de Área ConstruídaTodo terreno e imóvel possui um registro com uma matrícula que ficas arquivada no Cartório de Registro de Imóveis. Nele consta todo histórico do mesmo.

Mas, por qualquer motivo, o terreno ou o imóvel podem sofrer uma alteração por parte do proprietário como, por exemplo, aumentar a área construída do mesmo. Sendo assim, é preciso modificar o ato do registro e isso é feito por meio de uma averbação.

Ou seja, o requerimento de averbação de acréscimo de área construída é um documento que tem por objetivo solicitar que o ato do registro seja modificado, pois houve uma alteração no lote que pode ter sido um acréscimo na área que já estava construída ou a construção em um terreno que não tinha nada.

Qual a sua finalidade

Por qualquer motivo, o proprietário de uma casa ou terreno pode decidir ampliar a construção da casa ou iniciar a construção do imóvel. Dessa forma, o registro do imóvel passa a ter uma alteração. Quando isso acontece é preciso solicitar, por meio do requerimento de averbação de acréscimo de área construída com firma reconhecida e demais documentos que a lei exige, fazer a averbação da construção.

Quem pode usar esse requerimento

O requerimento de averbação de acréscimo de área construída pode ser solicitado tanto por uma pessoa jurídica quanto por uma pessoa física desde que seja o proprietário do imóvel ou terreno que sofreu a alteração.

A seguir, disponibilizamos um modelo desse tipo de requerimento para quem se interessar.

Modelo de Requerimento de Averbação de Acréscimo de Área Construída

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: