Modelo de requerimento de cadastro nacional de informações sociais

No Brasil existe o Cadastro Nacional de Informações Sociais que é conhecida por sua sigla CNIS. Esse cadastro na verdade é uma base de dados que possui informações dos empregados, empregadores, contribuintes individuais, vínculos e até remunerações. A Previdência Social é responsável por manter esse banco de dados atualizado. Caso algum contribuinte queira saber mais informações sobre os dados registrados em seu nome ele deve fazê-lo através do requerimento de cadastro nacional de informações sociais.

As informações que estão armazenadas nesse banco de dados são importantes e o contribuinte pode acompanhar periodicamente com o intuito de detectar alguma possível irregularidade que aconteça. Ele também pode realizar esse acompanhamento para poder fazer um cálculo do tempo que resta para conseguir ter o direito de receber a aposentadoria.

O que é esse requerimento

O requerimento de cadastro nacional de informações sociais é um documento que solicita a esse banco de dados que o segurado tenha acesso ao conteúdo referente a ele. O CNIS é um banco de dados que a Previdência Social mantem com todas as informações dos empregados, empregadores, remunerações, vínculos e contribuintes individuais.

Saber as informações que estão ali armazenadas ajuda a perceber o quanto que aquele segurado contribuiu, quais foram seus vínculos empregatícios, quanto tempo falta para se aposentar por tempo de contribuição entre tantas outras. Assim é possível se organizar ou até descobrir se há alguma fraude utilizando os dados do contribuinte.

Qual a sua finalidade

O intuito de um requerimento é requerer, ou seja, solicitar que algo seja feito. No caso desse requerimento seu objetivo é fazer com que o contribuinte consiga ter acesso as informações que estão armazenadas no banco de dados que é conhecido como Cadastro Nacional de Informações Sociais, CNIS. Assim ele pode detectar alguma possível irregularidade ou até calcular o tempo que ainda resta para obter a aposentadoria.

Quem pode utilizar

O requerimento de cadastro nacional de informações sociais pode ser utilizado pelo próprio contribuinte que deseja saber o conteúdo das informações que estão armazenadas nesse banco de dados. Com isso, um modelo desse documento está disponível no link a seguir.

Modelo de requerimento de cadastro nacional de informações sociais

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: