Modelo de requerimento de cópia de prontuário médico de terceiro

Quando alguém é atendido pelo médico ele anota as informações do paciente incluindo o diagnóstico, queixas, registros de exames e os tratamentos que foram realizados. Tudo isso fica registrado em um único lugar que é chamado de prontuário médico. Na hipótese do paciente não poder solicitar uma cópia desses registros outra pessoa, como o seu representante legal, pode fazê-lo através do requerimento de cópia de prontuário médico de terceiro.

De acordo com o que está previsto no artigo 88 do Código de Ética Médica, esse tipo de solicitação não pode ser negado pelo médico. Em hipótese alguma ele pode deixar de elaborar um prontuário que seja legível a cada paciente com todos os dados clínicos que forem necessários.

O que é esse requerimento de cópia

O requerimento de cópia de prontuário médico de terceiro é um documento pelo qual o representante legal do paciente pode solicitar ao profissional de medicina que o atende uma cópia legível de todos os dados clínicos que até então foram realizados. A regulamentação do prontuário está no Conselho Federal de Medicina na Resolução de número 1638/2002.

É através desse prontuário que outros profissionais da área da saúde podem fazer um apanhado geral de como está a saúde daquele paciente. Ao ter acesso a esse conteúdo é possível identificar quais as principais queixas, doenças, diagnósticos, exames tudo o que foi realizado com o mesmo. Dessa forma, será possível entender e até indicar o melhor tratamento e cuidados que são necessários para o paciente.

Qual a sua finalidade

O prontuário médico contém todas as informações do paciente como queixas, diagnósticos, registros de exames e tratamentos indicados. A finalidade desse requerimento é permitir que um representante legal do paciente solicite uma cópia do prontuário para que seu titular tenha acesso a essas informações e fique com uma cópia das mesmas em seu domínio.

Quem pode utilizar

O requerimento de cópia de prontuário médico de terceiro pode ser utilizado por um representante legal ou pelo próprio paciente e que queira ter acesso a essas informações para o caso de uma necessidade. Sendo assim, uma cópia desse documento está disponível no link a seguir.

Modelo de requerimento de cópia de prontuário médico de terceiro

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: