Modelo de requerimento de exoneração

Inúmeras pessoas sonham em ocupar um cargo público pela estabilidade financeira que ele proporciona e os salários serem muito bons. No entanto, quando esse objetivo é alcançado diversos fatores podem contribuir para a sua insatisfação no trabalho e, por isso, decidir por sair do cargo, desligar-se das funções que vinha exercendo naquele órgão público. Após tomar ciência que essa é realmente a melhor decisão é preciso que se faça um requerimento de exoneração.

Além dessa motivação se dar por vontade própria ela também pode acontecer por um ato superior do empregador. Independentemente de ser de sua vontade própria ou de ato superior, o pedido de exoneração somente é levado a sério após esse interesse ser externado de modo formal.

O que é esse requerimento de exoneração

O requerimento de exoneração é um documento que um servidor público externa sua vontade de não ocupar mais o cargo público que estava ocupando. Esse pedido de desligamento das funções que vinha desempenhando deve ser feito por escrito, de modo formal e ser protocolizado junto ao departamento competente.

O motivo do desligamento pode se dar por qualquer razão desde a insatisfação em ocupar o cargo até o superior perceber algum ato estranho do servidor público. Quem trabalha no serviço público deve seguir o estatuto do servidor além de obedecer a diversas outras normas. Quando ele não segue nenhum dos preceitos que ali se encontram ele é passível de receber notificação que, dependendo da gravidade pode ser uma simples advertência até sua exoneração do cargo.

Qual a finalidade desse requerimento

Todo requerimento trata-se de um documento formal que tem por objetivo solicitar algo. No caso do requerimento de exoneração pede-se que aquele servidor público seja desligado do cargo ao qual está ocupando. Esse pedido pode acontecer tanto por iniciativa do próprio servidor quanto do seu superior. É de suma importância que ele seja escrito, formal e protocolizado junto ao departamento competente.

Quem pode usa-lo

O requerimento de exoneração é um documento que pode ser usado pelo próprio servidor público ou pelo seu superior. Diante disso, confira no link a seguir um modelo desse pedido.

Modelo Requerimento Exoneração

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: