Modelo de requerimento para averbação de casamento

Todo casal faz planos para o futuro como se casar, ter filhos entre outros. Afinal, o amor faz com que eles queiram dividir suas vidas um com o outro desde os problemas até as alegrias. Porém, essa harmonia pode acabar dando lugar as brigas, cenas de ciúmes que com o passar do tempo acabam estragando o relacionamento fazendo com que o maior desejo de ambos seja ficarem distantes. Quando o relacionamento do casal chega a esse ponto eles podem fazer um requerimento para averbação de casamento.

O que é o requerimento para averbação de casamento?

Quando um casal decide tornar o relacionamento deles mais sério eles se casam no cartório e, com isso, a certidão de casamento acaba tomando o lugar da certidão de nascimento de ambos.

modelo-de-requerimento-para-averbacao-de-casamentoMas quando o relacionamento não dá certo e eles decidem se separar precisam pedir a averbação de casamento. A averbação é o ato que modifica o que está registrado, ou seja, o casal que antes tinha uma certidão de casamento agora terá uma que conste que estão divorciados.

Esse requerimento é um pedido para que o divórcio seja formalizado. Assim, tanto o homem quanto a mulher terão como comprovar a quem tiver interesse que estão divorciados oficialmente perante a lei.

Qual a sua finalidade?

O objetivo do requerimento para averbação de casamento é alterar a certidão que comprova que ambos estavam casados (certidão de casamento). É natural que uma das partes quando se case resolva acrescentar o sobrenome do outro em seu próprio nome. Essa alteração consta na certidão de casamento.

Porém, quando acontece do relacionamento chegar ao seu fim é preciso formalizar a situação civil de ambos, pois, somente assim as devidas mudanças nos sobrenomes, por exemplo, serão feitas formalmente. E tudo isso é feito por meio da averbação.

Ou seja, o objetivo desse documento é comprovar legalmente que um casal que antes se encontrava oficialmente casado agora não partilham mais suas vidas. Na própria certidão de casamento passará a constar que eles estão divorciados.

Quem pode usar este documento

O próprio casal pode dar entrada no requerimento para averbação de casamento. Ao clicar no link a seguir você verá um modelo desse requerimento.

Modelo de Requerimento para Averbação de Casamento

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: