Modelo de solicitação de saldo de FGTS do empregado

O trabalhador brasileiro conta com uma série de direitos, e um deles e o chamado Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que acaba sendo conhecido apenas pela sigla FGTS. Esta é uma conta onde o empregador, ou seja, a empresa ou pessoa que contratou o funcionário, realiza um depósito todos os meses. Este dinheiro fica guardado, rendendo juros, como se fosse uma poupança ou um seguro para os trabalhadores.

Objetivo da criação do FGTS

O principal objetivo da criação deste tipo de fundo foi criar um mecanismo que protege o empregado depois que ele perde o seu emprego. Geralmente as pessoas que são despedidas geralmente ficam um tempo sem conseguir trabalho, o que pode se tornar um grande problema, uma vez que as pessoas acabam não tendo dinheiro para satisfazer suas necessidades mais básicas.

Modelo de Solicitação de Saldo de FGTS

Por isso, em determinados casos, como quando o trabalhador é demitido de uma empresa sem justa causa, ele pode retirar todo o dinheiro que foi depositado na sua conta do FGTS durante o tempo de trabalho, e mais os juros que acabam rendendo. Existem uma série de leis que regulamentam este tipo depósito, sendo que as empresas precisam necessariamente depositar o valor de 8% do salário do empregado neste fundo.

Quando o funcionário pode usar o FGTS?

Existe uma série de outros casos nos quais o empregado pode tirar este dinheiro da conta. Quando ele se aposenta, por exemplo, ele também pode tirar todo o dinheiro que consta no FGTS. Em situações de calamidades, como vendavais que causem estragos, por exemplo, o governo também pode autorizar as pessoas a pegarem o seu FGTS, para conseguir amenizar os prejuízos.

As empresas devem fazer sempre os depósitos, mas isso acontece de uma forma manual, ou seja, não existe realmente a certeza de que a empresa está fazendo os depósitos como manda a lei. Neste caso, existem alguns mecanismos que o empregado dispõe que permite acompanhar isso mais de perto. É possível, por exemplo, criar uma carta para solicitar o extrato com todos os depósitos que foram feitos pelas empresas até aquele momento.

Confira um modelo de solicitação de saldo do FGTS:

Modelo de Solicitação de Saldo de FGTS

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: