Modelo de termo de autorização para reportagem

O trabalho dos jornalistas geralmente acaba fugindo da burocracia e também da rotina, uma vez que estes profissionais precisam ser dinâmicos e correr sempre atrás de onde a notícia está, o que nem sempre significa respeitar todas as regras. Mesmo assim, estes profissionais acabam, por vezes, se deparando com este tipo de situação na qual a burocracia fala mais alto.

Muitas vezes a equipe de jornalistas precisam entrar em uma determinada empresa ou então em uma propriedade privada. A lei conta com uma série de mecanismos que acabam protegendo as pessoas e também as instituições privadas para que elas não sejam expostas ao público sem a sua devida autorização. Por isso, são muitas as instituições que acabam exigindo que os jornalistas tenham uma autorização para fazer uma determinada reportagem ou qualquer tipo de gravação.

Modelo de Termo de Autorização para Reportagem

Autorização para Reportagem

Esta autorização para fazer uma determinada reportagem geralmente é de responsabilidade da produção, uma equipe que cuida dos bastidores das matérias jornalísticas e que também costuma lidar com algumas das questões mais burocráticas. Os produtores precisam ficar sempre atentos as exigências dos locais onde o repórter e demais integrantes da equipe tenham que entrar.

Este é um documento que deve ser guardado por ambas os lados interessados, ou seja, tanto pela empresa que vai permitir com que alguma pessoa entre nas suas dependências quanto para a empresa jornalística, uma vez que este documento pode ser utilizado caso a empresa decida abrir um determinado processo em função dos direitos de imagem.

O documento geralmente é simples, mas pode mudar de empresa para empresa. Geralmente as companhias que são maiores, ou então aquelas que trabalham com itens muito valiosos ou perigosos acabam exigindo um termo mais detalhado. Mas, na grande maioria dos casos estes termos são simples.

O documento deve contar o nome de todos os integrantes da equipe que vai comparecer ao local, informar se a matéria será uma filmagem ou então apenas uma conversa, o nome da empresa e também a data e hora da entrevista. O documento também deve ter o nome de uma pessoa responsável pela visita. Confira um modelo abaixo.

Modelo de Termo de Autorização para Reportagem

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: