Modelo de termo de consentimento para cirurgia

O documento de termo de consentimento para cirurgia nada mais é do que um sistema de consentimento informado que permite que os pacientes tenham a tomada de decisão sobre o tratamento, aprovando a realização de possíveis cirurgias e se tornando responsáveis pelos possíveis riscos que esta cirurgia poderá gerar.

Quando usar?

Os termos de consentimento informados têm como objetivos permitir que os pacientes possam tomar todas as decisões necessárias sobre os tratamentos e devidos procedimentos que forem propostos para eles.

Depois de haver recebido todas as informações de cunho pertinente, os pacientes ou ainda responsáveis deverão registrar com a sua assinatura o documento determinado, consentindo desta forma para o médico a realização de um possível procedimento de forma diagnóstica ou ainda terapêutica.

Para quem se destina?

Este é um tipo de documento que serve exclusivamente para atender a todos os princípios de formas determinadas e éticas, devendo ser utilizado de forma impreterível em situações geralmente mais sérias, estas que devem envolver situações de cirurgias cardiovasculares, neurocirurgia, obesidade mórbida, próteses de quadril e também de joelhos, bem como riscos cirúrgicos aumentados, que podem ser envolvidos em diversas situações de saúde.

Modelo de termo de consentimento para cirurgiaO consentimento deverá ser devidamente preenchido em apenas duas vias, onde temos uma para o paciente e também outra que deverá ficar nos prontuários. Em situações de consultas de cunho pré anestésico, os preenchimentos de consentimentos informados poderão ser feitos através de anestesistas.

Os procedimentos de trato cirúrgico serão sempre acompanhados de riscos para a saúde do paciente, bem como a possibilidade de não ser obtida uma totalidade de resultados que forem esperados. A partir desta situação é comum que os pacientes concedam o consentimento formal, e assumam os riscos da possível cirurgia, levando em conta que este procedimento é feito a partir de um termo de consentimento que deve ser preenchido e assinado pelos pacientes e pelos profissionais responsáveis pelo procedimento.

Este documento exime ao hospital qualquer tipo de responsabilidade, levando em conta que o paciente está ciente de possíveis riscos que poderá ter ao realizar este tipo de cirurgia. Veja um modelo do formulário abaixo.

Modelo de termo de consentimento para cirurgia

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: