Modelo de termo de negação de vacina

As vacinas nada mais são do que substâncias derivadas de algum tipo de micro organismo, chamadas de antígenos, o que ao serem introduzidas no organismo humano acabam induzindo algum tipo de resposta para o sistema imunológico, principalmente para a produção de anticorpos, que levam a uma proteção para este tipo de doença. A resposta que é dada pelo sistema imunológico é bastante semelhante a gerada por doenças infecciosas que produzem a imunidade.

A importância das vacinas para adultos e crianças

É interessante citar que apesar do maior número de vacinas estiver previsto para a utilização na infância, existem algumas que precisam ser utilizadas na vida adulta, onde a indicação dependerá exclusivamente de sua história vacinal dos adultos, como por exemplo as vacinas utilizadas durante a infância e a adolescência.

Modelo de Termo de negação de Vacina

Algumas vacinas por sua vez, como as vacinas contra tétano, e a difteria precisam de reforços a cada dez anos, outras contra a tríplice viral poderão e devem ser utilizadas no adulto como uma vacinação primária ou ainda reforços.

A vacinação poderá e deverá ser realizada durante o ano todo, e ainda durante as campanhas de vacinação. São muitas as fontes de informações sobre as vacinas. E o Ministério da Saúde oferece o Calendário vacinal do programa nacional de imunização da sua página na internet, e assim por diante.

A vacinação nas gestantes é um outro tabu, mas em contrapartida existem vacinas que são recomendadas para gestantes e outras que podem ser utilizadas dependendo do seu risco individual. As recomendadas são as vacinas inativadas, de hepatite B, tríplice bacteriana acelular do adulto, e influenza.

As diferenças de cunho socioeconômico, no território nacional, bem como a eficácia de todas as campanhas de vacinação de forma geral, permite que as coberturas vacinais no Brasil sejam boas, apesar disto, existe uma certa heterogeneidade nas coberturas de vacinas, com lacunas em algumas cidades.

Normalmente os municípios são localizados em regiões pobres ou desorganizados em sua estrutura de saúde.

São muito comuns as situações de campanhas de vacinação realizadas em lugares que abrangem um maior número de pessoas que se enquadram no público alvo, como é a situação da vacinação de crianças que são realizadas em escolas.

Caso esta seja a opção do pai ou do responsável que a criança não receba a vacinação, é importante apresentar esta comunicação de maneira formal, por isso veja em seguida um modelo de termo de negação das vacinas.

Modelo de Termo de negação de Vacina

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: